Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A posição latitudinal do continente africano faz com - UNICAMP 2022
A posição latitudinal do continente africano faz com que ocorra uma diversidade de biomas. Os mapas a seguir indicam a localização e a extensão de quatro biomas com características distintas.

(Adaptado de Géraud Magrin, Alain Dubresson e Olivier Ninot, Atlas de l'Afrique. Paris: Autrement, 2018.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os fatores abióticos e bióticos dos biomas africanos, assinale a alternativa correta.
-
O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de baixa latitude. Apresentam baixa diversidade vegetal, com predomínio de coníferas. Ocorrem em áreas com excesso de chuvas, elevadas temperaturas e solos profundos de boa drenagem.
-
O Bioma 2 abarca as formações mediterrâneas desenvolvidas em solos férteis, em climas com verão úmido e inverno seco. Sua fitofisionomia é formada por arbustos baixos, intercalados por gramíneas. As espécies são caducifólias por conta do período seco.
-
O Bioma 3 representa as áreas de desertos, que apresentam espécies xerófilas, associados a dois fatores: a corrente marítima fria que dificulta a evaporação da água do mar, e a zona de alta pressão nas médias latitudes, formada por anticiclones.
-
O Bioma 4 engloba as formações savânicas localizadas entre as florestas e os desertos. Ocorre em solos hidromórficos desenvolvidos em climas tropicais de sazonalidade bem marcada pela pluviosidade, resultando na formação de fitofisionomias abertas.
Solução
Alternativa Correta: A) O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de baixa latitude. Apresentam baixa diversidade vegetal, com predomínio de coníferas. Ocorrem em áreas com excesso de chuvas, elevadas temperaturas e solos profundos de boa drenagem.
A questão apresenta quatro mapas com ambientes naturais africanos onde:
Alternativa A – O Bioma 1 corresponde a formações florestais equatoriais heterogêneas, com grande número de espécies, latifoliadas (grandes folhas), higrófilas (úmidas) densas (fechadas, com espécies se entremeando) e perenes (sempre verdes).
Alternativa B – O Bioma 2, com formações mediterrâneas apresenta solos pobres, muitas vezes arenosos, com verões quentes e secos e invernos úmidos.
Alternativa C – O Bioma 3 representa regiões semiáridas, notadamente aquela situada na margem sul do deserto do Saara (conhecida do faixa do Sahel), onde os solos pobres e o clima tropical semiárido apresenta baixo volume de chuvas, propiciando o desenvolvimento de uma vegetação de gramíneas. A região sofre a ação dos ventos secos que partem do deserto, por vezes ocasionando a intensificação da seca que pode prejudicar a vegetação. No caso do deserto da Namíbia, apresentado no sudoeste da África, realmente ocorre a ação de uma corrente marinha fria – a corrente de Benguela, que provoca o clima semiárido. O equivoco da afirmativa foi descrever, na realidade, um ambiente desértico (como é o caso do Saara) com clima árido, vegetação xerófita e altas pressões atmosféricas.
Alternativa D – O Bioma 4, as savanas, se desenvolvem sobre latossolos profundos, cuja umidade é maior nos horizontes mais profundos, nas proximidades do lençol freático, umidificando-se na superfície apenas nos períodos chuvosos quando, então, a vegetação da savana floresce.
Resposta: SEM RESPOSTA
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Bioma
Vídeo Sugerido: YouTube