Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A União Europeia adotou um pacote de medidas em resposta - FAMERP 2021

Atualizado em 13/05/2024

A União Europeia adotou um pacote de medidas em resposta à Lei de Segurança Nacional aprovada pela China para o território de Hong Kong. Entre as ações, o bloco decidiu limitar a exportação de equipamentos e tecnologias que possam ser usados pela China para a “interceptação de comunicações ou vigilância cibernética”. O bloco afirmou ainda que pretende avaliar as implicações da nova lei sobre as políticas de imigração e vistos e que vai monitorar atentamente como serão conduzidos os julgamentos de ativistas de Hong Kong.

(Lucas Alonso. www1.folha.uol.com.br, 29.07.2020. Adaptado.)

A aprovação da Lei de Segurança Nacional pela China

  1. reafirma a sua autonomia territorial, que atribui domínio político sobre as antigas colônias britânicas.

  2. afeta os cidadãos de Hong Kong, que temem perder suas liberdades civis com a devolução do território aos britânicos.

  3. fortalece sua relação política com Hong Kong, que temia a interferência ocidental em seus planos de abertura econômica.

  4. normatiza as relações comerciais com Hong Kong, que mantinha vantagens indevidas pela falta de transparência fiscal.

  5. contradiz o acordo firmado com o Reino Unido, que confere liberdade política e econômica a Hong Kong.


Solução

Alternativa Correta: E) contradiz o acordo firmado com o Reino Unido, que confere liberdade política e econômica a Hong Kong.

Findou-se em 1997 o acordo em que o Reino Unido havia negociado com o antigo governo imperial chinês para a utilização do território de Hong Kong. Antes do término do acordo, diversas negociações foram efetivadas pelas duas partes, Reino Unido e o governo da República Popular da China, para estabelecer o processo de devolução de Hong Kong. Entre eles, a prerrogativa de que Hong Kong manteria o status de liberdade política e econômica por 50 anos. Contudo, com a evolução do processo de devolução do território, a China começou a interferir cada vez mais intensamente nas liberdades dos cidadãos de Hong Kong, passando a perseguir possíveis manifestações de dissenção, prendendo indivíduos, que são julgados pelo governo central chinês. Tais atitudes sistemáticas de repressão provocaram a reação da União Europeia.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FAMERP

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Economia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora