Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Leia o excerto. O presidente dos Estados Unidos, Donald - FGV 2019
Leia o excerto.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira a saída de seu país do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, mas prometeu negociar um retorno ou um novo acordo climático em termos que considere mais justos para os americanos. Ele disse que o atual documento traz desvantagens aos EUA para beneficiar outros países, e prometeu interromper a implementação de tudo que for legalmente possível imediatamente.
(www.g1.globo.com. 01.06.2017. Adaptado)
Com base em seus conhecimentos acerca do Acordo de Paris e da economia norte-americana, é correto afirmar que
-
o acordo fica fortalecido, uma vez que os EUA contribuem com 15% das emissões globais, e a indústria norte-americana está estagnada desde 2008.
-
a China ganha protagonismo, pois vem reduzindo as emissões de poluentes devido à mudança da matriz energética.
-
as grandes empresas globais do setor petrolífero terão maior apoio do governo norte-americano para continuar a exploração.
-
o carvão mineral pode voltar a ser protagonista na matriz de energia mundial, visto que polui menos que o gás natural.
-
as emissões devem diminuir, pois o gás natural vem ganhando protagonismo nos países subdesenvolvidos.
Solução
Alternativa Correta: C) as grandes empresas globais do setor petrolífero terão maior apoio do governo norte-americano para continuar a exploração.
Em 1.o de junho de 2017, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída de seu país do Acordo de Paris, sob a justificativa de que o docu mento traz desvantagens para a economia norte-americana. A China ainda não mudou a sua matriz energética. Com a saída dos EUA do Acordo de Paris, o governo Trump fortaleceu o setor petrolífero.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Globalização, Geopolítica
Vídeo Sugerido: YouTube