Disciplina: Geografia 0 Curtidas
O episódio de espionagem internacional protagonizado pelo - UNESP 2015
O episódio de espionagem internacional protagonizado pelo governo estadunidense e denunciado pelo ex-agente do serviço secreto americano, Edward Snowden, permite que se constatem duas situações intrínsecas à atual ordem mundial, quais sejam:
-
o policiamento sobre a circulação de informações exercido pelos EUA e a privacidade das instituições na rede mundial de computadores.
-
o monitoramento da circulação de informações exercido pelos EUA e a ausência de privacidade de indivíduos e instituições na rede mundial de computadores.
-
o controle da produção de informações exercida pelos governos europeus e o monitoramento de indivíduos e empresas na rede mundial de computadores.
-
a liberdade de circulação de informações permitida pelos países ocidentais e a privacidade das instituições na rede mundial de computadores.
-
a ausência de instituições capazes de regular a circulação de informações e a liberdade dos indivíduos na rede mundial de computadores.
Solução
Alternativa Correta: B) o monitoramento da circulação de informações exercido pelos EUA e a ausência de privacidade de indivíduos e instituições na rede mundial de computadores.
A Internet, a rede mundial de computadores, aumentou o grau de integração mundial, por ser uma rede na qual, ao mesmo tempo em os dados são transmitidos, são também processados. Se, por um lado, permite uma comunicação cada vez mais interativa, por outro lado, expõe o usuário ao acesso de grupos indesejáveis, sejam eles autoridades, ou grupos privados que perscrutam os dados e as informações de que os usuários, por vezes involuntariamente, dispõem. Os EUA justificam a espionagem em função do combate ao terrorismo internacional, acessando, inclusivamente, informações privadas de governantes, como a presidente do Brasil e a primeira-ministra da Alemanha.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Geopolítica
Vídeo Sugerido: YouTube