Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração - FUVEST 2015

Atualizado em 13/05/2024

Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existem 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:

  1. Até o século XIX, as nações norte-americanas destacaram-se como emissoras de migrantes, enquanto, hoje em dia, encontram-se entre as principais receptoras desses fluxos, sobretudo os originários do continente africano.

  2. Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.

  3. Países europeus, como Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, foram importantes emissores de migrantes no século XIX e continuam a figurar, hoje em dia, dentre os países com maior fluxo migratório para os EUA.

  4. No século XIX, a emissão e a recepção de migrantes concentravam-se na Europa, enquanto, na atualidade, a emissão restringe-se à América do Sul e a recepção tem alcance global.

  5. O movimento migratório do continente africano para a Ásia foi significativo no século XIX e, atualmente, apresenta importante crescimento decorrente de políticas de cooperação internacional (Ásia/África) para o desenvolvimento socioeconômico africano, especialmente para Angola e África do Sul.


Solução

Alternativa Correta: B) Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.

A nova ordem internacional e as diferenças existentes entre as nações ricas e as pobres impuseram uma maior mobilidade populacional, comparativamente a outras épocas históricas. Na atualidade, observam-se traços diferenciadores e distintos daqueles verificados no século XX, evidenciando-se países centro-americanos pobres, como Haiti e Jamaica, cujos migrantes, muitas vezes, enviam os valores auferidos para complementar ou contribuir para uma melhor qualidade de vida de seus familiares nos países de origem. A alternativa A está incorreta quando afirma que as nações norte-americanas são receptoras de fluxos originários da África, generalizando o fluxo. Na alternativa C, os países europeus mencionados não emitem fluxos migratórios importantes na atualidade para os Estados Unidos. Na alternativa D, está incorreta a afirmação de que a emissão de migrantes restringe-se à América do Sul. A alternativa E está incorreta quando menciona crescimento migratório decorrente de políticas de cooperação internacional (Ásia/África) para desenvolvimento de Angola e África do Sul.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Migração Global

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar