Disciplina: História 0 Curtidas
A associação das fábricas com “a erosão de padrões de - FAMERP 2020
Leia o texto para responder às questões 25 e 26.
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.
(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)
A associação das fábricas com “a erosão de padrões de vida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou
-
o primeiro movimento de êxodo rural da história e o surgimento das grandes metrópoles europeias.
-
a mudança de comportamentos sociais e o avanço do processo de disciplinarização do trabalho.
-
a modernização tecnológica e a valorização do conhecimento da totalidade do processo produtivo pelos trabalhadores fabris.
-
a constituição de um novo cotidiano dos trabalhadores rurais e o imediato surgimento de leis de proteção ao trabalho fabril.
-
o fim do poder político e econômico dos senhores feudais e o desestímulo às práticas místicas e religiosas.
Solução
Alternativa Correta: B) a mudança de comportamentos sociais e o avanço do processo de disciplinarização do trabalho.
A passagem do modo de produção artesanal e manufatureiro para o fabril não apenas produziu transformações econômicas como também sociais, dando origem ao proletariado – categoria desprovida dos instrumentos de produção e por isso mais controlável pelo patronato. Um dos aspectos desse controle é a disciplinarização dos empregados por meio da imposição de regras rígidas, entre as quais os horários de trabalho, que obrigaram as classes trabalhadoras a modificar suas formas de comportamento.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2020
Assuntos: Revolução Industrial
Vídeo Sugerido: YouTube