Disciplina: História 0 Curtidas

A charge, publicada em 1981 no jornal Folha de S. Paulo, - FGV 2017

Atualizado em 13/05/2024

Questão 60 - FGV 2017

A charge, publicada em 1981 no jornal Folha de S. Paulo, faz referências a um momento particular do último governo da ordem autoritária instaurada em 1964, porque

  1. reforça a convicção do presidente sobre a necessidade de uma abertura política efetivamente democrática, inclusive com eleições presidenciais diretas para o seu sucessor, mas entende que a volta da inflação pode impedir esse formato institucional.

  2. indica a reação do presidente frente a dois grandes problemas: os atentados praticados por grupos de extrema-direita, contrariados com o processo de abertura política, nascido no governo anterior, e a forte inflação, que atingiu quase 100% em 1981.

  3. recrimina o presidente porque este condiciona a continuidade do processo de abertura política ao melhoramento nas condições econômico-financeiras do país, em uma conjuntura particularmente complexa, marcada por uma hiperinflação e queda acentuada do PIB.

  4. assinala a preocupação do presidente com dois eventos interligados: o acelerado ritmo da abertura política provocado pelo avanço das oposições nos pleitos municipais e o primeiro episódio de hiperinflação, associado à recessão econômica e à crise do petróleo.

  5. destaca a provocação do presidente às organizações de esquerda que ainda defendiam o caminho da luta armada para a conquista do poder, mas reconhece a incapacidade do seu governo em conter a espiral inflacionária, provocada pelos aumentos salariais da década de 1970.


Solução

Alternativa Correta: B) indica a reação do presidente frente a dois grandes problemas: os atentados praticados por grupos de extrema-direita, contrariados com o processo de abertura política, nascido no governo anterior, e a forte inflação, que atingiu quase 100% em 1981.

Os dois primeiros quadrinhos fazem referência a dois atentados praticados por elementos contrários à abertura política: em 27/08/1980, a explosão de uma carta-bomba matou uma funcionária da OAB; e em, 30/04/1981, uma bomba que deveria explodir no Riocentro, em uma comemoração do 1º de Maio, detonou acidentalmente, matando o militar que a manipulava. Esses acontecimentos, segundo o presidente Figueiredo, não o afastariam do caminho da redemocratização. Não obstante, de acordo com o cartum, Figueiredo reconhecia os empecilhos nesse processo, causados pela “forte inflação” do período.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Governos Militares

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora