Disciplina: História 0 Curtidas

A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre - UNESP 2018

Atualizado em 13/05/2024

A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1973, pode ser interpretada como

  1. uma ação relacionada à defesa da liberdade, num contexto de expansão do anarquismo nos continentes asiático e africano.

  2. um recuo na política de boa vizinhança que caracterizou a ação diplomática e comercial dos Estados Unidos após a Segunda Guerra.

  3. a busca de recursos naturais e fontes de energia que ampliariam a capacidade de produção de armamentos nos Estados Unidos.

  4. o esforço de contenção da influência soviética sobre a China, o Japão e os países do Sul e Sudeste asiático.

  5. um movimento dentro da lógica da Guerra Fria, voltado ao fortalecimento da posição geoestratégica dos Estados Unidos.


Solução

Alternativa Correta: E) um movimento dentro da lógica da Guerra Fria, voltado ao fortalecimento da posição geoestratégica dos Estados Unidos.

Embora a alternativa mencione o “fortalecimento da posição geoestratégica” dos Estados Unidos [no Sudeste Asiático], o envolvimento norte-americano no Vietnã teve um caráter principalmente defensivo: conter a expansão do comunismo na região, empreendida pelo movimento Vietcong com apoio norte-vietnamita.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Guerra do Vietnã

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar