Disciplina: História 0 Curtidas

“Ao analisar o mar de contradições em que a Espanha - FGV 2016

Atualizado em 13/05/2024

“Ao analisar o mar de contradições em que a Espanha navegava nas primeiras décadas do século [XX], o filósofo e escritor espanhol Ortega y Gasset diagnosticava os problemas de seu país, usando uma metáfora: era a de uma Espanha invertebrada, sem esqueleto, que se fazia necessário tratar.”

(Giselle Beiguelman-Messina, A guerra civil espanhola. 1994)

Sobre a metáfora de Ortega y Gasset, é correto afirmar que

  1. as contradições espanholas do início do século XX dizem respeito somente aos problemas internos, isto é, instabilidade política criada pela ação dos sindicatos e, por outro lado, a estabilidade econômica caracterizada pela expansão da indústria, enriquecendo a burguesia, que luta pelas liberdades econômicas.

  2. a Espanha é um país com fortes contradições internas, marcado pela crise econômica, pela desigualdade social, por disputas políticas acirradas, por tensões coloniais e nacionalistas, casos do País Basco e da Catalunha, condições que geram a explosão da Guerra Civil, em 1936.

  3. a Espanha tem a marca da fragilidade interna, com a grave crise econômica dos inícios do século XX, que empobrece os grandes proprietários nobres e burgueses, representados na República e que, contraditoriamente, solucionam a questão interna das nacionalidades e, externa, das colônias, com acordos em nome da liberdade.

  4. o tratamento oferecido pela Monarquia, pelo Exército e pela Igreja é o autoritarismo e a violência, afundando a Espanha em grave crise econômica, o que dá origem à Guerra Civil Espanhola, vitoriosa para os trabalhadores e camponeses, organizados pelos anarquistas, com a ajuda das Brigadas Internacionais.

  5. as soluções para os problemas na Espanha estão ligadas à ação dos conservadores que, vitoriosos na Guerra Civil, com a ajuda militar nazifascista, mantêm o poder sobre Marrocos, controlam a Catalunha, e passam a governar atendendo aos principais interesses dos trabalhadores, mantendo a estabilidade econômica.


Solução

Alternativa Correta: B) a Espanha é um país com fortes contradições internas, marcado pela crise econômica, pela desigualdade social, por disputas políticas acirradas, por tensões coloniais e nacionalistas, casos do País Basco e da Catalunha, condições que geram a explosão da Guerra Civil, em 1936.

A questão procura elencar os principais problemas da Espanha nas primeiras décadas do século XX e que, atuando cumulativamente, desembocariam na Guerra Civil de 1936-39. Segundo o examinador, tais problemas seriam os seguintes:

– crise econômica: desenvolvimento industrial sofrível e agricultura praticada em condições ultrapassadas.
– desigualdade social: apesar da existência de uma classe média significativa, a sociedade se polarizava entre uma alta burguesia próspera e uma aristocracia de ricos proprietários, de um lado, a massa de camponeses e operários mal remunerados, de outro.
– disputas políticas acirradas: antagonismos que poderiam chegar ao conflito aberto entre conservadores, liberais, socialistas de vários matizes, monarquistas, republicanos, laiscistas e clericais. Os pontos altos desses confrontos foram a queda da Monarquia (1931), a vitória eleitoral da Frente Popular de esquerda (fevereiro de 1936) e o início da Guerra Civil (julho do mesmo ano).
– tensões coloniais: rebeliões no Marrocos contra a dominação espanhola.
– tensões nacionalistas: separatismo de bascos e catalães.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Totalitarismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora