Disciplina: História 0 Curtidas

Entre 1100 e 1500, a África foi um parceiro privilegiado na - FGV 2019

Atualizado em 13/05/2024

Entre 1100 e 1500, a África foi um parceiro privilegiado nas relações intercontinentais do Velho Mundo. Tanto através do Mediterrâneo como através do oceano Índico, um comércio intenso, mais frequentemente intermediado pelos muçulmanos, ligava a Europa e a Ásia ao continente africano. Deve-se enfatizar que vários tipos de comércio organizado no interior da África já existiam desde a pré-história. [...] Parece que no plano econômico e comercial a África estava em plena expansão nos séculos XIV e XV [...]. Grandes correntes de intercâmbios culturais atraves saram o continente em todas as direções, confundindo-se por vezes com as correntes de comércio. Não havia mais regiões isoladas [...].

A partir das considerações do excerto, é correto concluir que

(Djibril Tamsir Niane, Relações e intercâmbios entre as várias
regiões. Em: História geral da África, IV: África do século XII ao
XVI / editado por Djibril Tamsir Niane)

  1. o isolamento africano da civilização europeia na transição do mundo medieval para o moderno, especialmente as regiões subsaarianas, impediu que se desenvolvessem grandes cidades ou organizações políticas mais sólidas, resultando na preponderância de sociedades primitivas.

  2. as variadas portas de entrada do continente africano, como o Mediterrâneo e o Índico, estabeleceram importantes contatos com outras regiões do mundo conhecido, mas apenas com a presença portuguesa no Atlântico o desenvolvimento político-econômico se tornou duradouro na África.

  3. a leitura dos filósofos do Iluminismo acerca da África como um continente sem História foi confirmada, em grande parte, porque os efetivos saltos econômicos africanos apenas ocorreram após os contatos estabelecidos pelos europeus, com a expansão marítima iniciada no século XV.

  4. o desenvolvimento econômico africano se efetivou com a consolidação do tráfico negreiro, porque o continente recebeu recursos em alta escala, dando início a um processo de forte urbanização, condição necessária para a ampliação dos negócios com as nações europeias.

  5. a ideia de que o isolamento da África negra em relação ao mundo mediterrâneo provocou o atraso de grande parte do continente é equivocada, porque o deserto do Saara não se constituiu uma barreira que impedisse a circulação de pessoas, mercadorias e culturas na região.


Solução

Alternativa Correta: E) a ideia de que o isolamento da África negra em relação ao mundo mediterrâneo provocou o atraso de grande parte do continente é equivocada, porque o deserto do Saara não se constituiu uma barreira que impedisse a circulação de pessoas, mercadorias e culturas na região.

O texto transcrito enfatiza a importância da África como região de intenso intercâmbio comercial e de influências culturais recíprocas, não só no plano interno, mas também no contato com as regiões mediterrânicas e índicas.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2019

Assuntos: História da África

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar