Disciplina: História 0 Curtidas

O livro mencionado no poema, principal trabalho de Castro Alves, trata

Atualizado em 13/05/2024

Leia com atenção o texto abaixo.

Castro Alves do Brasil, para quem cantaste? (...) Cantei para aqueles que não tinham voz. Minha voz bateu em portas até então fechadas para que, combatendo, a liberdade entrasse.
Castro Alves do Brasil, hoje que teu livro puro torna a nascer para a terra livre, deixam-me a mim, poeta da nossa América, coroar a tua cabeça com os louros do povo. Tua voz uniu-se à eterna e alta voz dos homens. Cantaste bem. Cantaste como se deve cantar.

O livro mencionado no poema, principal trabalho de Castro Alves, trata de um tema de grande importância na História do Brasil. Castro Alves usou essa temática para

(NERUDA, Pablo. Canto Geral. São Paulo: Difel, 1979, p.121-2.)

  1. tratar da Guerra de Canudos e da resistência dos sertanejos às investidas do exército contra seu arraial até as últimas consequências.

  2. abordar a corrupção na Corte do Império, os desvios de recursos públicos e o nepotismo.

  3. denunciar a concentração fundiária no Brasil, que impedia a aquisição de terras por pequenos lavradores.

  4. tratar das péssimas condições de vida e trabalho dos primeiros imigrantes italianos vindos para as fazendas de café no Brasil.

  5. denunciar o tráfico de escravos e a escravidão no Brasil, no século XIX, como uma vergonha.


Solução

Alternativa Correta: E) denunciar o tráfico de escravos e a escravidão no Brasil, no século XIX, como uma vergonha.

O poeta dos escravos... Uma das figuras mais emblemáticas da literatura brasileira, com ideais revolucionários dentre do uma sociedade totalmente imóvel, concentrada e preconceituosa. Ao tratar de temas escravistas, Castro Alves consegue expor uma revolta, que é comum a quem possui o mínimo de bom senso, atribuindo a prática da escravidão aos anseios puramente materialistas daqueles que deixaram com herança o preconceito racial e a distinção dos brasileiros entre níveis econômicos. Como não admirar, portanto, Castro Alves... Que nós pensemos para além das provas, mas para tornar esse Brasil melhor, seja em médio ou longo prazo.

Créditos da Resolução: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: Outras Instituições

Ano da Prova: 2009

Assuntos: História do Brasil, Castro Alves, Escravidão

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar