Disciplina: História 0 Curtidas

O processo de independência na América espanhola - UNESP 2021/Prova II

Atualizado em 13/05/2024

O processo de independência na América espanhola, ocorrido nas primeiras décadas do século XIX,

  1. contou com participação ativa e direta dos Estados Unidos, que buscavam ampliar sua zona de influência política na América.

  2. envolveu projetos políticos e setores sociais variados, que se confrontaram no momento de constituição dos novos Estados.

  3. manteve a unidade territorial das áreas antes controladas pela Espanha, e os novos Estados organizaram-se numa federação.

  4. resultou no afastamento definitivo dos novos Estados em relação ao antigo colonizador e na divisão das grandes propriedades rurais entre os camponeses sem terra.

  5. derivou da iniciativa das burguesias locais, que defendiam a igualdade social como base da organização social dos novos Estados.


Solução

Alternativa Correta: B) envolveu projetos políticos e setores sociais variados, que se confrontaram no momento de constituição dos novos Estados.

De um modo geral, a formação e consolidação dos Estados Nacionais hispano-americanos foi marcado por violentas guerras internas, provocadas por fatores variados: diferenças regionais, ambições políticas dos líderes caudilhescos e antagonismo entre federalistas e unitaristas.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Independência Americana

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora