Disciplina: História 0 Curtidas

O “novo tipo de colonialismo”, mencionado no texto, tem - UNESP 2015/2

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto para responder às questões 38 e 39.

A África só começou a ser ocupada pelas potências europeias exatamente quando a América se tornou independente, quando o antigo sistema colonial ruiu, dando lugar a outras formas de enriquecimento e desenvolvimento das economias mais dinâmicas, que se industrializavam e ampliavam seus mercados consumi - dores. Nesse momento foi criado um novo tipo de colonialismo, implantado na África a partir do final do século XIX [...].

O “novo tipo de colonialismo”, mencionado no texto, tem, entre suas características,

(Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano, 2007.)

  1. a busca de fontes de energia e de matérias-primas pelas potências europeias, associada à realização de expedições científicas de exploração do continente africano.

  2. a tentativa das potências europeias de reduzir a hegemonia norte-americana no comércio internacional e retomar posição de liderança na economia mundial.

  3. o esforço de criação de um mercado consumidor global, sem hierarquia política ou prevalecimento comercial de um país ou continente sobre os demais.

  4. a aquisição de escravos pelos mercadores africanos, para ampliar a mão de obra disponível nas colônias remanescentes na América e em ilhas do Oceano Pacífico.

  5. o estabelecimento de alianças políticas entre líderes europeus e africanos, que favorecessem o avanço militar dos países do Ocidente europeu na Primeira Guerra Mundial.


Solução

Alternativa Correta: A) a busca de fontes de energia e de matérias-primas pelas potências europeias, associada à realização de expedições científicas de exploração do continente africano.

A alternativa contemplou duas motivações fundamentais para a ocorrência do neocolonialismo afro-asiático de fins do século XIX e início do XX: a busca de uma matriz energética (no caso, o petróleo) e de matérias-primas estratégicas (ferro, estanho, cobre, borracha e outras) para alimentar o industrialismo das grandes potências; nesse contexto, as expedições de reconhecimento científico tinham, como finalidade precípua, a avaliação do potencial econômico das regiões a serem colonizadas. Outro fator, não mencionado na questão mas igualmente importante, foi a procura de novos mercados, sobretudo a partir da Crise de 1873.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Imperialismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar