Disciplina: História 0 Curtidas
Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente - FATEC 2016
Se não têm pão, que comam brioches!
A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa.
Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução.
-
Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobreci mento da classe média.
-
A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza.
-
A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil.
-
Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central.
-
Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na África para a ampliação da produção agrícola.
Solução
Alternativa Correta: B) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza.
A alternativa combina fatores estruturais e conjunturais responsáveis pela eclosão da Revolução Francesa: as secas de 1787-88 prejudicaram grandemente as colheitas e provocaram a alta dos gêneros alimentícios, agravando a fome da população (causa imediata da marcha das mulheres parisienses a Versalhes, quando Maria Antonieta teria pronunciada a frase que lhe é atribuída); por outro lado, a crise econômica da França era recorrente desde o final do reinado de Luis XIV, a partir do qual as despesas com a corte cresceram exponencialmente; além disso, clero e nobreza gozavam de isenção tributária, fazendo com que o peso dos impostos recaísse sobre o Terceiro Estado (camadas populares e burguesia).
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FATEC
Ano da Prova: 2016
Assuntos:
Revolução Francesa
Vídeo Sugerido: YouTube