Disciplina: História 0 Curtidas

Sobre as relações entre os reinos ibéricos e a expansão - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

Sobre as relações entre os reinos ibéricos e a expansão ultramarina,

É correto afirmar que a

  1. centralização do poder no reino português só ocorreu após a vitória contra os muçulmanos na guerra de Reconquista, o que garantiu o estabelecimento de alianças diplomáticas com os demais reinos ibéricos, condição para sanar a crise do feudalismo por meio da expansão ultramarina.

  2. guerra de Reconquista teve papel importante na organização do Estado português, uma vez que reforçou o poder do rei como chefe político e militar, garantindo a centralização do poder, requisito para mobilizar recursos a fim de bancar a expansão marítima e comercial.

  3. canalização de recursos, organizada pelo Estado português para a expansão ultramarina, só foi possível com a preciosa ajuda do capital dos demais reinos da península Ibérica na guerra de Reconquista, interessados em expulsar o invasor muçulmano que havia fechado o rentável comércio no Mediterrâneo.

  4. expansão marítima e comercial precisou de recursos promovidos pelo reino português, ainda não unificado, que usou a guerra de Reconquista para garantir a sua unificação política contra os demais reinos ibéricos, que lutavam ao lado dos muçulmanos como forma de impedir o fortalecimento do futuro Estado luso.

  5. vitória do reino de Portugal contra os muçulmanos foi garantida pela ajuda militar e financeira do Estado espanhol, já unificado, o que permitiu também a expansão marítima e comercial, condição essencial para o fim da crise do feudalismo na Europa Ocidental.


Solução

Alternativa Correta: B) guerra de Reconquista teve papel importante na organização do Estado português, uma vez que reforçou o poder do rei como chefe político e militar, garantindo a centralização do poder, requisito para mobilizar recursos a fim de bancar a expansão marítima e comercial.

Embora a monarquia portuguesa tenha consolidado a centralização do poder real após a Revolução de Avis (1383-85), esse processo teve início na Guerra de Reconquista (encerrada para Portugal com a ocupação do Algarve, em 1249) e em recorrentes conflitos com os vizinhos Reinos de Castela e Leão. Nessas campanhas, os soberanos portugueses da Dinastia de Borgonha foram ao mesmo tempo chefes políticos e comandantes militares, o que contribuíu para fortalecer sua autoridade. Esses fatores deram, à Coroa Portuguesa, condições para coordenar a expansão Ultramarina dos séculos XV e XVI, mas sem prescindir do apoio oferecido pela burguesia lusitana.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Expansão Ultramarina

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar