Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
As lacunas do texto são preenchidas, correta e - UNIFESP 2012
Instrução: A questão baseia-se no texto a seguir.
O crack vicia para sempre na primeira vez em que seus componentes químicos inundam o cérebro do usuário. A pessoa passa a roubar e matar, se preciso, para satisfazer as demandas psíquicas e físicas impostas pela abstinência.
Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras crises dos viciados, ________ fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa.
_________isso, as autoridades em Brasília sentem-se modernas e libertárias ao atender a anseios dos organizadores das “marchas da maconha”. Tudo a favor da liberdade de expressão, mas sem esquecer que as drogas leves são a porta de entrada para o crack e sua trágica rota sem volta.
(Veja, 22.06.2011. Adaptado.)
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por
-
de que a – Sobre
-
que a – Para
-
cuja – Enquanto
-
em que a – Com
-
onde a – Após
Solução
Alternativa Correta: C) cuja – Enquanto
A alternativa correta é a letra C, que utiliza o pronome relativo "cuja" e a conjunção "enquanto" para preencher as lacunas de forma adequada. O pronome relativo "cuja" é usado para indicar posse, ou seja, na primeira lacuna, a fúria é atribuída aos viciados, como uma característica deles, e por isso se usa "cuja fúria". Isso torna claro que a fúria pertence aos viciados.
Na segunda lacuna, a conjunção "enquanto" é a mais apropriada, pois expressa uma ideia de simultaneidade ou contraste entre duas ações que acontecem ao mesmo tempo. No contexto do texto, as "autoridades em Brasília" se sentem "modernas e libertárias" enquanto a tragédia do crack destrói famílias, ou seja, essas duas situações acontecem simultaneamente, mas de maneira contrastante.
Portanto, ao escolher a alternativa C, "cuja fúria" e "enquanto isso" são expressões que se encaixam corretamente no contexto, mantendo a coesão e clareza do texto.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2012
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube