Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

A relação de sentido entre “ditadura” e “democracia” - UNIFESP 2013

Atualizado em 27/11/2024

Do chuchu ao xixi

A concessionária Orla Rio subiu em 50%, de R$ 1 para R$ 1,50, o uso do banheiro público e de 60 para 65 anos o privilégio da gratuidade.
A idade foi elevada com base em lei estadual de 2002, um ano antes de o Estatuto do Idoso (2003) favorecer pessoas “com idade igual ou superior a 60 anos”.
Se o mal está feito, os economistas devem agora se preocupar com o choque do preço do uso do banheiro público na meta da inflação.
Em 1977, rimos quando a ditadura culpou o chuchu. Não seria o caso de rir, na democracia, do impacto do xixi no custo de vida?

(CartaCapital, 27.06.2012.)

A relação de sentido entre “ditadura” e “democracia”, estabelecida no último parágrafo do texto, também ocorre na seguinte passagem, extraída do jornal Folha de S.Paulo, de 11.09.2012:

  1. Alguns fatos empolgavam o país até outro dia. A volta do crescimento econômico, a descoberta do pré-sal, o desvencilhamento dos credores estrangeiros e a criação dos Brics animaram o espírito nacional.

  2. Levantamento feito por esta Folha em todos os Estados do país mostrou que a Lei da Ficha Limpa barrou, até agora, 317 candidatos entre os 15.551 que disputam as prefeituras brasileiras.

  3. “O dinheiro perdeu sua qualidade narrativa, tal como aconteceu com a pintura antes. O dinheiro agora fala sozinho.”

  4. A evasão nas graduações em engenharia, assinalam os professores, é alta demais. Só um quinto a um quar - to dos ingressantes termina por formar-se – segundo os autores, porque lhes faltam noções básicas de matemática, que deveriam adquirir no ensino médio.

  5. “Até nas flores se encontra a diferença da sorte: umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte.” Esse poema se aprendia nas escolas do passado. Hoje, a diferença da sorte atinge até mesmo os partidos políticos, que podem ser resumidos em situação e oposição.


Solução

Alternativa Correta: E) “Até nas flores se encontra a diferença da sorte: umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte.” Esse poema se aprendia nas escolas do passado. Hoje, a diferença da sorte atinge até mesmo os partidos políticos, que podem ser resumidos em situação e oposição.

A resposta correta é E) “Até nas flores se encontra a diferença da sorte: umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte.” Esse poema se aprendia nas escolas do passado. Hoje, a diferença da sorte atinge até mesmo os partidos políticos, que podem ser resumidos em situação e oposição.

No último parágrafo do texto "Do chuchu ao xixi", a relação entre "ditadura" e "democracia" é estabelecida por meio de um contraste, onde o autor faz uma crítica irônica sobre a mudança nos tempos e no comportamento das autoridades, sugerindo que algo aparentemente insignificante, como o preço do uso de um banheiro público, poderia ser abordado de forma tão absurda quanto as atitudes da ditadura. Esse contraste é antitético, ou seja, as duas palavras e os dois períodos históricos se opõem, assim como na alternativa E, que também estabelece uma relação antitética entre "vida" e "morte", "passado" e "hoje", e "situação" e "oposição".

O texto mostra como as duas realidades - ditadura e democracia - estão em oposição, assim como a comparação do texto da alternativa E, que opõe o presente e o passado, a vida e a morte, ou a situação e a oposição. Ambas as relações evidenciam uma transformação de contexto e a mudança de perspectiva sobre os mesmos temas, seja no campo político ou no cotidiano, sugerindo que as circunstâncias podem mudar, mas a oposição de ideias continua a existir. A analogia entre a crítica ao impacto do xixi na democracia e as metáforas de "vida e morte" e "situação e oposição" reforça a crítica a uma realidade contraditória e irônica.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2013

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora