Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Analise a capa de um folder de uma campanha de trânsito - UNIFESP 2015

Atualizado em 31/10/2024

Analise a capa de um folder de uma campanha de trânsito.

UNIFESP 2015

Explicitando-se os complementos dos verbos em “Eu cuido, eu respeito.”, obtém-se, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa:

  1. Eu a cuido, eu respeito-lhe.

  2. Eu cuido dela, eu lhe respeito.

  3. Eu cuido dela, eu a respeito

  4. Eu lhe cuido e respeito.

  5. Eu cuido e respeito-a.


Solução

Alternativa Correta: C) Eu cuido dela, eu a respeito

A alternativa C é a resposta correta porque reflete a regência dos verbos “cuidar” e “respeitar” de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. O verbo “cuidar” é um verbo transitivo indireto que exige a preposição "de" antes do complemento. Assim, para a frase “Eu cuido dela”, a preposição “de” é necessária, resultando em “Eu cuido dela”, que indica que a pessoa está cuidando de algo ou alguém específico. Já o verbo “respeitar” é um verbo transitivo direto e não exige preposição antes de seu complemento, que neste caso é "a".

Na construção “Eu a respeito”, o pronome “a” funciona como o objeto direto do verbo “respeitar”. Portanto, a frase completa “Eu cuido dela, eu a respeito” apresenta a correta combinação das regências dos verbos envolvidos. Isso mostra que o falante se refere a uma pessoa (ou coisa) que é objeto de cuidado e respeito.

As outras alternativas falham em seguir as regras de regência. Por exemplo, a alternativa A usa “eu respeito-lhe”, que é uma construção incorreta em português, enquanto a alternativa B, “eu lhe respeito”, mistura a regência do verbo respeitar com o pronome “lhe” em lugar de “a”. As alternativas D e E também não mantêm a correta estrutura dos verbos em questão. Portanto, a opção C é a única que respeita a norma-padrão da língua portuguesa, garantindo que as construções estejam corretas em termos de regência verbal.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

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