Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Ao longo da pandemia da Covid-19 tornou-se cada vez - UNICAMP 2022
Leia, a seguir, o título e subtítulo de uma reportagem.
Roça-office: dobra procura por imóveis no interior baiano durante a pandemia
Reflexão sobre vivência urbana tem causado um novo êxodo urbano; conheça histórias e veja quando vale a pena se mudar
(Fonte: Correio 24horas. 21/06/2021.)
Ao longo da pandemia da Covid-19 tornou-se cada vez mais recorrente o uso da expressão de língua inglesa home office (em tradução literal, “escritório em casa”) para se referir a trabalho a distância ou a teletrabalho.
Indique a alternativa que descreve o processo de composição do neologismo “roça-office”, conforme empregado no título da reportagem.
-
A substituição do vocábulo em inglês “home” por “roça” torna o uso desse estrangeirismo mais adequado à grafia do português.
-
A justaposição de “roça” e “office” produz um efeito cômico pelo contraste entre os meios rural e urbano na formação do neologismo.
-
A justaposição de “roça” e do neologismo “office” baseia-se na similaridade fonético-fonológica entre os vocábulos “home” e “roça”.
-
A aglutinação dos radicais “roça” e “office” adapta o neologismo aos imóveis brasileiros e produz o efeito de humor na manchete.
Solução
Alternativa Correta: B) A justaposição de “roça” e “office” produz um efeito cômico pelo contraste entre os meios rural e urbano na formação do neologismo.
O neologismo “roça-office” é formado por composição por justaposição, pois nenhum dos termos utilizados perde elementos fonéticos. A alternativa correta aponta também o efeito cômico que tal neologismo provoca ao opor “home” a “roça”, contrastando meio urbano a rural.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Figuras de Linguagem
Vídeo Sugerido: YouTube