Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Considere o diálogo intertextual entre os dois poemas - UNICAMP 2022
Texto I

(André Vallias, 2020. Disponível em: https://gramho.com/media/241201996 8340930281. Acessado em 20/06/2021.)
Texto II

(Hélio Oiticica, Bandeira-poema [Seja marginal, seja herói], 1968. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2638/bandeirapoema. Acessado em 24/08/2021.)
Considere o diálogo intertextual entre os dois poemas e assinale a alternativa correta.
-
O texto II parodia o texto I ao deslocar o tema da conectividade no meio digital para o elogio da marginalidade como ato heroico.
-
O texto I parafraseia o texto II ao chamar atenção para a posição marginal imposta a quem resiste à pressão de viver conectado às redes.
-
O texto II alude ao texto I para reforçar a equivalência entre as condições de ficar “off-line” e ser “marginal” em cada contexto.
-
O texto I parodia o texto II para situar como heroico e transgressivo o ato de se desconectar das redes sociais no contexto atual.
Solução
Alternativa Correta: D) O texto I parodia o texto II para situar como heroico e transgressivo o ato de se desconectar das redes sociais no contexto atual.
O texto II é anterior ao texto I, refere-se aos protestos de contestação dos jovens, em 1968, ocorridos em várias partes do mundo, em que a juventude se rebelou e protagonizou uma revolução cultural e comportamental. O texto I parodia a ideia de contestação, porém refere-se à hiperconectividade e à necessidade de romper com esse comportamento vicioso, comparando o estar “off-line” a um ato heroico.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube