Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
As passagens “— O quê?” (2.o parágrafo) e “professor, quem - FGV 2020
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Modos de xingar
— Biltre!
— O quê?
— Biltre! Sacripanta!
— Traduz isso para português.
— Traduzo coisa nenhuma. Além do mais, charro!
Onagro!
Parei para escutar. As palavras estranhas jorravam do interior de um Ford de bigode. Quem as proferia era um senhor idoso, terno escuro, fisionomia respeitável, alterada pela indignação. Quem as recebia era um garotão de camisa esporte; dentes clarinhos emergindo da floresta capilar, no interior de um fusca. Desses casos de toda hora: o fusca bateu no Ford. Discussão. Bate-boca. O velho usava o repertório de xingamentos de seu tempo e de sua condição: professor, quem sabe? leitor de Camilo Castelo Branco.
Os velhos xingamentos. Pessoas havia que se recusavam a usar o trivial das ruas e botequins, e iam pedir a Rui Barbosa, aos mestres da língua, expressões que castigassem fortemente o adversário. Esse material seleto vinha esmaltar artigos de polêmica (polemizava-se muito nos jornais do começo do século), discursos políticos (nos intervalos do estado de sítio, é lógico) e um pouco os incidentes de calçada. A maioria, sem dúvida, não se empenhava em requintes.
(Carlos Drummond de Andrade. “Modos de xingar”.
As palavras que ninguém diz, 2011.)
As passagens “— O quê?” (2.o parágrafo) e “professor, quem sabe?” (6.o parágrafo) são empregadas no texto para indicar, respectivamente:
-
um comentário ofensivo e uma dúvida infundada.
-
uma demonstração de incompreensão e uma conjectura.
-
uma dúvida fundamentada e uma constatação.
-
uma hipótese improvável e uma retificação.
-
um revide intolerante e uma ironia.
Solução
Alternativa Correta: B) uma demonstração de incompreensão e uma conjectura.
O “garotão de camisa esporte” não entende os termos empregados pelo proprietário do “Ford de bigode”, o que confirma a “demonstração de incompreensão”. A “conjuntura” fica por conta da possibilidade, segundo o autor da crônica, de que o velho que usa termos arcaicos seja “professor”.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2020
Assuntos: Interpretação Textual
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