Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Certas imagens literárias podem tornar-se nucleares - UNICAMP 2021
Certas imagens literárias podem tornar-se nucleares para uma cultura. Assim, por exemplo, a figura do marinheiro em Portugal. Ela adquire significados diferentes em períodos históricos distintos, mas conserva um elemento permanente. A semelhança entre a imagem do marinheiro em Camões e em Fernando Pessoa reside
-
no realismo moral do povo português, resultado da era das grandes navegações e da expansão do catolicismo.
-
na representação de uma identidade coletiva e individual sob o signo da mudança, do risco e da travessia.
-
na alegoria da degradação moral dos amantes e dos aventureiros, movidos pelo desejo sexual e pela cobiça material.
-
na simbolização dos ideais econômicos de Portugal, com reflexos na vida espiritual.
Solução
Alternativa Correta: B) na representação de uma identidade coletiva e individual sob o signo da mudança, do risco e da travessia.
O mar, para o povo português, é símbolo de heroísmo, bravura, espírito aventureiro e força dos navegadores que desbravaram “mares nunca dantes navegados”, conforme afirma Luís de Camões em Os Lusíadas, poema épico em que a “bravura coletiva” é representada pelo povo português e a “individual”, pela figura de Vasco da Gama. Em O Marinheiro, de Fernando Pessoa, um náufrago, solitário em uma ilha, encontra uma maneira de sobreviver, recriando nela a sua terra natal, assim como os portugueses expandiram a pátria lusa recriando-a em outras terras por eles descobertas. Desse modo, “o signo da mudança, do risco e da travessia” permeia a figura do marinheiro nos dois referidos autores, Camões e Fernando Pessoa.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Literatura
Vídeo Sugerido: YouTube