Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Esses artifícios de montagem, mixagem e scratching dão - UNICAMP 2021
Esses artifícios de montagem, mixagem e scratching dão ao rap uma variedade de formas de apropriação que parecem tão volúveis e imaginativas quanto as das artes maiores — como, digamos, as exemplificadas na “Mona Lisa de bigode” de Duchamp e nas múltiplas reduplicações de imagens comerciais pré-fabricadas de Andy Warhol. O rap também apresenta uma variedade de conteúdos. Não apenas utiliza trechos de canções populares, como também absorve ecleticamente elementos da música clássica, de apresentações de TV, de jingles de publicidade e da música eletrônica de videogames. Ele se apropria até mesmo de conteúdos não musicais, como reportagens de jornais na TV e fragmentos de discursos de Malcom X e Martin Luther King.
(Richard Shusterman, Vivendo a Arte. São Paulo: Editora 34, 1998, p.149.)

(Marcel Duchamp, “Mona Lisa de Bigode”, 1919.)
A emergência e a consolidação do rap como linguagem artística foram cercadas de polêmicas de natureza ética, política e cultural. Com base no excerto acima e no quadro de Marcel Duchamp, assinale a alternativa correta.
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Os elementos poéticos do rap não podem ser comparados aos procedimentos das artes maiores, pois sua preocupação é mais política do que artística.
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A incorporação das referências culturais nas canções dos Racionais Mc’s é comparável ao gesto de Marcel Duchamp ao pintar um bigode na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Ambos são apropriações imaginativas e críticas.
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O modernismo de Marcel Duchamp, os quadros do pintor norte-americano Andy Wahrol e as canções de rap não têm valor artístico, pois expressam a degradação e o ecletismo de uma sociedade de massas.
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O rap dos Racionais Mc’s e as artes modernas não fazem distinção entre a cultura erudita e a de massa, misturam os seus elementos e produzem obras destituídas de crítica social.
Solução
Alternativa Correta: B) A incorporação das referências culturais nas canções dos Racionais Mc’s é comparável ao gesto de Marcel Duchamp ao pintar um bigode na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Ambos são apropriações imaginativas e críticas.
Nas letras das canções de Sobrevivendo no Inferno, incorporam-se referências culturais como excertos da Bíblia, entre outras alusões. Há letras com o título Gênesis e Capítulo 4, Versículo 3. No quadro de Duchamp, há incorporação crítica e imaginativa, colocando-se um bigode dessacralizador na figura mítica do renascentista Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Interpretação
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