Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considere as afirmações seguintes. I. O fragmento do - UNIFESP 2011

Atualizado em 30/11/2024

Instrução: A questão toma por base o fragmento.

[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava “meu padrinho” e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A perna coxa se recusava a ajudá-lo. E a borracha zunia nas suas costas quando o cansaço o fazia parar. A princípio chorou muito, depois, não sabe como, as lágrimas secaram. Certa hora não resistiu mais, abateu-se no chão. Sangrava. Ainda hoje ouve como os soldados riam e como riu aquele homem de colete cinzento que fumava um charuto.

(Jorge Amado. Capitães da areia.)

Considere as afirmações seguintes.
I. O fragmento do romance, ambientado na cidade de Salvador das primeiras décadas do século passado, aborda a vida de uma criança em situação de absoluta exclusão social e violência, o que destoa do projeto literário e ideológico dos escritores brasileiros que compõem a “Geração de 30”.
II. Valendo-se das conquistas do Modernismo, o romance apresenta linguagem fluente e acessível ao grande público, utilizando-se de um português coloquial, simples, próximo a um modo natural de falar, com o largo emprego da frase curta e econômica.
III. Sem-Pernas é uma personagem que, embora encarne um tipo social claramente delimitado, o do menino “pobre, abandonado, aleijado e discriminado”, adquire alguma profundidade psicológica, à medida que seu passado e suas experiências dolorosas vêm à tona.

Conforme o texto, está correto o que se afirma apenas em

  1. I.

  2. II.

  3. III.

  4. I e II.

  5. II e III.


Solução

Alternativa Correta: E) II e III.

A resposta correta é E) II e III.

A afirmação II está correta porque, de fato, o romance "Capitães da Areia" de Jorge Amado utiliza uma linguagem fluente e acessível ao grande público. O autor emprega um português coloquial e simples, com frases curtas, para tornar o texto próximo ao modo natural de falar das pessoas, especialmente em uma obra que busca retratar as realidades de uma classe social marginalizada. O estilo é direto e conciso, algo que também pode ser observado no fragmento, como na descrição dos sofrimentos de Sem-Pernas.

A afirmação III também está correta, pois o personagem Sem-Pernas, apesar de ser um tipo social bem definido (o menino pobre, abandonado e aleijado), é descrito com uma profundidade psicológica que vai além da simples representação de sua situação. O texto revela seus traumas passados, especialmente a violência sofrida, e como essas experiências o afetam emocionalmente, mostrando uma construção mais complexa da sua personalidade.

Já a afirmação I está incorreta, porque a abordagem de Jorge Amado sobre a vida marginalizada e violenta não destoa do projeto da "Geração de 30", que tem o neorrealismo como uma de suas influências principais, e se caracteriza justamente pela denúncia das desigualdades sociais, tema amplamente explorado no romance "Capitães da Areia". Portanto, a alternativa correta é E) II e III.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2011

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora