Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Considere o texto e a tirinha para responder à questão - FUVEST 2021

Atualizado em 13/05/2024

BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE

Costuma-se dizer que quem atenta às letras miúdas de uma bula de remédio provavelmente decide não tomar a medicação. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a propagandas de automóveis: quem se ativer aos detalhes de um anúncio de carro tem grandes chances de perder o interesse pelo produto. Um texto elaborado com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página ou da tela, joga um balde de água fria no consumidor que se deu ao trabalho de ir até o fim da mensagem publicitária: o preço divulgado costuma ter uma série de restrições. O mais comum é que o valor se refira às versões “de entrada” (também chamadas “pé de boi”), com poucos acessórios. Ou seja, o carro mostrado com toda pompa costuma valer alguns milhares de reais a mais do que o preço explicitamente anunciado.

FUVEST 2021 - 1 - Português

BilI Watterson, O mundo é mágico — As aventuras de Calvin e Haroldo.

  1. Explique por que o título do texto, “Brincando de esconde-esconde”, pode também ser aplicado à tirinha de Calvin

  2. Como a estratégia de marketing utilizada na venda de automóveis contribui para o efeito de humor da tirinha?


Solução

Alternativa Correta: )

a) O título também pode ser aplicado à tirinha de Calvin, já que, tanto na carta do garoto quanto nas propagandas e bulas, o trecho com letras miúdas “esconde” o lado negativo daquilo que está sendo descrito ou anunciado. Com isso, foca-se em mostrar o melhor aspecto seja do menino, seja de um produto, e em esconder seus defeitos ou contrapontos por meio de “um texto elaborado com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página ou da tela”.

b) Uma das estratégias de marketing utilizada na venda de automóveis é apresentar, de forma destacada, as qualidades do produto a ser vendido, construindo de forma evidente uma imagem positiva. Contudo, nas notas de rodapé da propaganda, há informações em letras minúsculas que tornam proibitivo para o consumidor o produto ofertado. O mesmo recurso é empregado por Calvin, que, inicialmente constrói uma imagem positiva de si mesmo como “um bom menino”, mas sinaliza, com um asterisco, a nota de rodapé com as observações que poderiam desconstruir essa imagem, acreditando que o Papai Noel não leria “as letras minúsculas” de sua carta. Assim, o efeito de humor na tirinha de Calvin se constrói a partir das informações negativas que ficam escondidas em sua cartinha para o Papai Noel.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Marketing, Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar