Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Duas fortes motivações converteram-se em molas de - VUNESP 2015

Atualizado em 28/08/2024

Duas fortes motivações converteram-se em molas de composição desta obra:

a) por um lado, o desejo de contar e cantar episódios em torno de uma figura lendária que trazia em si os atributos do herói, entendido no senso mais lato possível de um ser entre humano e mítico, que desempenha certos papéis, vai em busca de um bem essencial, arrosta perigos, sofre mudanças extraordinárias, enfim vence ou malogra...;

b) por outro lado, o desejo não menos imperioso de pensar o povo brasileiro, nossa gente, percorrendo as trilhas cruzadas ou superpostas da sua existência selvagem, colonial e moderna, à procura de uma identidade que, de tão plural que é, beira a surpresa e a indeterminação.

(Alfredo Bosi. Céu, inferno, 2003. Adaptado.)

Tal comentário aplica-se à obra

  1. Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

  2. Vidas secas, de Graciliano Ramos.

  3. Macunaíma, de Mário de Andrade.

  4. Os sertões, de Euclides da Cunha.

  5. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.


Solução

Alternativa Correta: C) Macunaíma, de Mário de Andrade.

O texto de Alfredo Bosi faz referências muito claras à rapsódia Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, como se nota em “cantar episódios em torno de uma figura lendária”, “que arrosta perigos”, (...) e que é sem caráter definido (“à procura de uma identidade que, de tão plural que é, beira a surpresa e a indeterminação”.)

Resolução adaptada de: QConcursos

Institução: VUNESP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Interpretação de Textos

Vídeo Sugerido: YouTube

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