Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Entre as técnicas narrativas que entram na composição do - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

Texto para à questão

CAPÍTULO XXI

Na estação de Vassouras, entraram no trem Sofia e o marido, Cristiano de Almeida e Palha. Este era um rapagão de trinta e dois anos; ela ia entre vinte e sete e vinte e oito.
Vieram sentar-se nos dois bancos fronteiros ao do Rubião [...].
[Rubião] — O senhor é lavrador?
[Palha] — Não, senhor.
[Rubião] — Mora na cidade?
[Palha] — De Vassouras? Não; viemos aqui passar uma semana. Moro mesmo na Corte. Não teria jeito para lavrador, conquanto ache que é uma posição boa e honrada.
Da lavoura passaram ao gado, à escravatura e à política. Cristiano Palha maldisse o governo, que introduzira na fala do trono uma palavra relativa à propriedade servil; mas, com grande espanto seu, Rubião não acudiu à indignação. Era plano deste vender os escravos que o testador lhe deixara, exceto um pajem; se alguma coisa perdesse, o resto da herança cobriria o desfalque. Demais, a fala do trono, que ele também lera, mandava respeitar a propriedade atual. Que lhe importavam escravos futuros, se os não compraria? O pajem ia ser forro, logo que ele entrasse na posse dos bens. Palha desconversou, e passou à política, às câmaras, à guerra do Paraguai, tudo assuntos gerais, ao que Rubião atendia, mais ou menos. Sofia escutava apenas; movia tão somente os olhos, que sabia bonitos, fitando-os ora no marido, ora no interlocutor.
— Vai ficar na Corte ou volta para Barbacena? perguntou o Palha no fim de vinte minutos de conversação.
— Meu desejo é ficar, e fico mesmo, acudiu Rubião; estou cansado da província; quero gozar a vida. Pode ser até que vá à Europa, mas não sei ainda.
Os olhos do Palha brilharam instantaneamente.

Machado de Assis, Quincas Borba.

Entre as técnicas narrativas que entram na composição do excerto encontra-se

I. o emprego dos discursos direto, indireto e indireto livre;
II. o foco da narração incidindo primeiramente sobre a vida mental e de relação, mas bem situado em contexto histórico-social determinado;
III. o narrador onisciente, que, no entanto, constitui as personagens principalmente a partir da disseminação de indícios e de sugestões, demandando a perspicácia do leitor.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.

  2. II, apenas.

  3. I e III, apenas.

  4. II e III, apenas.

  5. I, II e III.


Solução

Alternativa Correta: E) I, II e III.

I. O diálogo apresenta falas em discurso direto. O trecho “Cristiano Palha maldisse o governo, que...” é exemplo de discurso indireto. “Que lhe importavam os escravos futuros, se os não compraria?” é exemplo de discurso indireto livre. II. O foco da narração se volta para o que as personagens pensam (“vida mental”) e para a conversa que mantêm (“relação”), aparecendo nesta dados do contexto histórico-social. III. O narrador é onisciente, pois tem todos os dados da situação e pode penetrar no íntimo das personagens, mas as intenções destas são apenas sugeridas por indícios que demandam “a perspicácia do leitor”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

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Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Discursos Direto, Indireto e Indireto Livre

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