Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Indique a alternativa em que os fragmentos selecionados - UNIFESP 2011

Atualizado em 30/11/2024

Instrução: A questão toma por base o fragmento seguinte.

As provocações no recreio eram frequentes, oriundas do enfado; irritadiços todos como feridas; os inspetores a cada passo precisavam intervir em conflitos; as importunações andavam em busca das suscetibilidades; as suscetibilidades a procurar a sarna das importunações. Viam de joelhos o Franco, puxavamlhe os cabelos. Viam Rômulo passar, lançavam-lhe o apelido: mestre-cuca!
Esta provocação era, além de tudo, inverdade. Cozinheiro, Rômulo! Só porque lembrava culinária, com a carnosidade bamba, fofada dos pastelões, ou porque era gordo das enxúndias enganadoras dos fregistas, dissolução mórbida de sardinha e azeite, sob os aspectos de mais volumosa saúde?
(...)
Rômulo era antipatizado. Para que o não manifestassem excessivamente, fazia-se temer pela brutalidade. Ao mais insignificante gracejo de um pequeno, atirava contra o infeliz toda a corpulência das infiltrações de gordura solta, desmoronava-se em socos. Dos mais fortes vingava-se, resmungando intrepidamente.
Para desesperá-lo, aproveitavam-se os menores do escuro. Rômulo, no meio, ficava tonto, esbravejando juras de morte, mostrando o punho. Em geral procurava reconhecer algum dos impertinentes e o marcava para a vindita. Vindita inexorável.
No decorrer enfadonho das últimas semanas, foi Rômulo escolhido, principalmente, para expiatório do desfastio. Mestrecuca! Via-se apregoado por vozes fantásticas, saídas da terra; mestre-cuca! Por vozes do espaço rouquenhas ou esganiçadas. Sentava-se acabrunhado, vendo se se lembrava de haver tratado panelas algum dia na vida; a unanimidade impressionava. Mais frequentemente, entregava-se a acessos de raiva. Arremetia bufando, espumando, olhos fechados, punhos para trás, contra os grupos. Os rapazes corriam a rir, abrindo caminho, deixando rolar adiante aquela ambulância danada de elefantíase.

(Raul Pompeia. O Ateneu.)

Indique a alternativa em que os fragmentos selecionados exemplificam, respectivamente, a manifestação clara do ponto de vista do narrador e a opinião do grupo, a pro pó - sito de Rômulo.

  1. Cozinheiro, Rômulo! – Vindita inexorável.

  2. Vindita inexorável. – Cozinheiro, Rômulo!

  3. Mestre-cuca! – Vindita inexorável.

  4. Cozinheiro, Rômulo! – Mestre-cuca!

  5. Mestre-cuca! – Cozinheiro, Rômulo!


Solução

Alternativa Correta: D) Cozinheiro, Rômulo! – Mestre-cuca!

A alternativa correta é a D) Cozinheiro, Rômulo! – Mestre-cuca! porque ela representa, respectivamente, a manifestação clara do ponto de vista do narrador e a opinião do grupo sobre Rômulo, conforme o texto.

O comentário "Cozinheiro, Rômulo!" reflete o ponto de vista do narrador. Ele utiliza essa expressão para destacar que a provocação feita pelos colegas a Rômulo é completamente infundada, já que ele não tem nenhuma habilidade culinária. A frase "Esta provocação era, além de tudo, inverdade" mostra o tom crítico do narrador, que faz uma observação irônica sobre o apelido atribuído a Rômulo.

Por outro lado, a expressão "Mestre-cuca!" representa a opinião do grupo. Este apelido é repetido com a intenção de zombar de Rômulo, associando sua aparência física (principalmente sua obesidade) a algo relacionado à culinária, de forma cruel e injusta. O grupo usa essa alcunha para humilhá-lo, tornando-se uma forma de provocação constante, sem base na realidade. Portanto, a alternativa D reflete corretamente a perspectiva do narrador e a opinião do grupo sobre Rômulo.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2011

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora