Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Nas histórias em quadrinhos, geralmente, os balõezinhos - UNIFESP 2003

Atualizado em 29/08/2024

As questão baseia-se em duas tirinhas de quadrinhos, de Maurício de Sousa (1935 –), e na “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias (1823–1864).

UNIFESP 2003

Nas histórias em quadrinhos, geralmente, os balõezinhos contêm os diálogos, falas e monólogos interiores dos personagens. Entre os personagens de Maurício de Sousa, destaca-se o garoto Cebolinha, conhecido por trocar o som do “r” pelo do “l”, como fazem muitas crianças. No primeiro e terceiro quadrinhos da primeira tirinha, os balõezinhos, colocados acima da cabeça de Cebolinha, encontram-se vazios Considerando o contexto, e, inclusive, o último quadrinho, pode-se interpretar que:

  1. Cebolinha permaneceu calado, ou não exprimiu pensamentos, nos balõezinhos do primeiro e terceiro quadrinhos. Isto indica sua falta de diálogo com o entediante passarinho.

  2. O personagem anuncia em voz baixa, no terceiro quadrinho, que irá declamar uma poesia romântica. Realiza seu desejo, utilizando-se de um megafone, no último quadrinho.

  3. Cebolinha emitiu discursos diretos, no primeiro e terceiro quadrinhos. No entanto, o que disse não pôde ser ouvido porque sua voz foi abafada pelas onomatopéias que expressam o piado alto, insistente e perturbador do passarinho.

  4. A expressão facial de Cebolinha, no primeiro quadrinho, indica que ele se esqueceu do que iria dizer, no terceiro quadrinho.

  5. Os balõezinhos encontram-se vazios porque Cebolinha emitiu frases impróprias, ou não-publicáveis, no primeiro e terceiro quadrinhos. Por isso, sua voz não pode ser ouvida.


Solução

Alternativa Correta: C) Cebolinha emitiu discursos diretos, no primeiro e terceiro quadrinhos. No entanto, o que disse não pôde ser ouvido porque sua voz foi abafada pelas onomatopéias que expressam o piado alto, insistente e perturbador do passarinho.

Por convenção, a linha contínua do desenho dos balões vazios, que conteriam a fala inaudível de Cebolinha, indica tratar-se de discurso direto. É estranho que uma questão de Português diga respeito a uma convenção vigente no universo das histórias em quadrinhos.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2000

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora