Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O primeiro parágrafo permite identificar o lugar em - UNIFESP 2016

Atualizado em 30/10/2024

Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder a questão.

A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos.
[...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos.
São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?

(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)

O primeiro parágrafo permite identificar o lugar em que o pregador profere seu sermão, a saber,

  1. o mar.

  2. o sertão.

  3. a floresta.

  4. a aldeia.

  5. a cidade.


Solução

Alternativa Correta: E) a cidade.

A alternativa E), "a cidade," é a resposta correta porque o excerto do "Sermão de Santo Antônio aos Peixes" de Antônio Vieira revela claramente que o local do sermão é a cidade. A frase "Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar" indica que o pregador está direcionando a atenção dos peixes para o ambiente urbano, sugerindo que eles observem o que acontece na cidade em vez de se concentrarem apenas no mundo natural, como os matos ou o sertão. Essa indicação é uma pista direta do contexto em que o sermão é proferido.

Além disso, o uso da palavra "cidade" também implica um contraste entre a vida marinha dos peixes e a agitação da vida urbana, onde Vieira observa o bulício, as movimentações e a luta pela sobrevivência dos homens. A crítica que ele faz sobre os homens "comendo uns aos outros" e a devoração dos fracos pelos poderosos se insere nesse cenário urbano, caracterizando um ambiente de exploração e competição.

Portanto, a referência explícita à "cidade" no texto é um forte indicativo do local onde Vieira realiza sua pregação. As outras opções, como "o mar," "o sertão," "a floresta," e "a aldeia," não estão alinhadas com a menção direta à cidade, tornando a alternativa E a resposta mais apropriada ao contexto do sermão.

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora