Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado - UNICAMP 2017
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX.
Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.
-
Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais.
-
Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais.
-
Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.
-
Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.
Solução
Alternativa Correta: C) Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é o romance de Machado de Assis que inaugura o Realismo no Brasil, em 1881, ao romper com a tradição romântica. Essa quebra de paradigma é vista na narração do namoro do protagonista com Marcela, em que ocorre a defesa cínica do dinheiro como ferramenta para a conquista afetiva. É também inovador o emprego de técnicas romanescas inusuais, como as digressões, muitas vezes metalinguísticas, a inclusão do leitor, a ruptura com a linearidade e até a omissão do discurso narrativo, o que pode ser exemplificado no capítulo “O velho diálogo entre Adão e Eva”, em que sinais de pontuação servem para deixar subentendido um encontro amoroso. Por fim, é importante lembrar que a sugestão implítica de contradições sociais é captada nas relações abusadas que Brás Cubas, membro da abastada classe alta, tem com desprestigiados economicamente como Prudêncio, Eugênia e D. Plácida.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2017
Assuntos: Literatura
Vídeo Sugerido: YouTube