Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O texto mostra que a) a superação das diferenças, que - FGV 2018

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto para responder a questão

O século 20, com suas guerras mundiais e os conflitos que semearam, deixou muitas cicatrizes sobre a face da Terra. Entre elas, o famigerado Muro de Berlim, cuja demolição marcou o fim da Guerra Fria e o suposto final da história.
A história não termina, contudo. Novos e gigantescos muros continuam a ser erguidos, com alturas e extensões suficientes para deixar na sombra a barreira à liberdade erguida na capital alemã, que existiu por 28 anos.
A proliferação desses obstáculos a apartar pessoas e comunidades motivou a série de reportagens da Folha “Um Mundo de Muros”.
O Brasil tem os seus, desde sempre para manter a distância entre ricos e pobres – como o que impede a visão da miséria e do esgoto a céu aberto da Vila Esperança, em Cubatão/SP, a quem trafega pela via Imigrantes.
Nada diverso dos 10 km do Muro da Vergonha que apartam, na capital peruana, a esquálida comunidade de Pamplona Alta do afluente bairro Casuarinas, outro retrato desolador.
São situações, problemas e conflitos muito díspares, contra os quais se erguem barreiras que evocam o pior do século passado.

(Folha de S.Paulo, 10.09.2017. Adaptado)

O texto mostra que

  1. a superação das diferenças, que semearam conflitos pelo mundo, faz com que as sociedades de hoje se protejam delas.

  2. a segregação, que deixou muitas marcas no planeta, ainda tem presença expressiva em várias sociedades nos dias de hoje.

  3. a sociedade contemporânea vive diuturnamente a combater as formas de segregação, na esperança de um mundo mais justo.

  4. a existência dos conflitos ainda perturba a sociedade, mas hoje eles estão praticamente superados na maior parte do planeta.

  5. a permanência de problemas e conflitos tão antigos mostra a falta de interesse das pessoas pela busca de um mundo melhor.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora