Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, paradoxo é - UNIFESP 2012
Instrução: Leia os versos do poeta Manoel de Barros para responder a questão.
1
Descobri aos 13 anos que o que me
dava prazer nas leituras não era a
beleza das frases, mas a doença delas.
2
Respeito as oralidades.
Eu escrevo o rumor das palavras.
Não sou sandeu* de gramáticas.
Só sei o nada aumentado.
(Versos extraídos de O Livro das Ignorãças.)
*tolo
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, paradoxo é uma “aparente falta de nexo ou de lógica; contradição”. Nos versos de Manoel de Barros, exemplifica-se a definição do dicionário com:
-
Descobri aos 13 anos...
-
... não era a beleza das frases...
-
Respeito as oralidades.
-
Não sou sandeu de gramáticas.
-
Só sei o nada aumentado.
Solução
Alternativa Correta: E) Só sei o nada aumentado.
A alternativa E é a correta porque o verso "Só sei o nada aumentado" exemplifica um paradoxo, que é uma afirmação aparentemente contraditória ou que desafia a lógica convencional. Nesse caso, o "nada" — algo que em si não possui valor ou substância — é dito como sendo "aumentado", o que cria uma contradição, pois algo que é vazio ou insignificante não pode ser ampliado ou intensificado de forma lógica.
Esse paradoxo é uma característica estilística do poema, onde o poeta, ao afirmar que "só sabe o nada aumentado", expressa sua própria indiferença em relação à gramática formal, sugerindo que, apesar de não conhecer as regras tradicionais da língua, ele possui algo único: o "nada" que se expande, ou seja, sua própria maneira de ver e de se expressar, fora dos padrões convencionais. Isso reforça a ideia de que ele rejeita a gramática normativa e valoriza outras formas de expressão.
Portanto, o paradoxo no verso "Só sei o nada aumentado" é a principal evidência de uma contradição interna que desafia a lógica convencional, exemplificando bem o conceito de paradoxo conforme descrito no dicionário. Essa é a razão pela qual a alternativa E é a resposta correta.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2012
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube