Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Analise as afirmações. I. O efeito de humor da charge - UNIFESP 2012

Analise as afirmações.
I. O efeito de humor da charge advém da ideia de engano na ligação, decorrente das diferentes formas para enunciar o mesmo nome.
II. Em determinados contextos comunicativos, Wilson e Wirso podem ser usados como formas equivalentes, dependendo da variante linguística de que se vale o falante em sua enunciação.
III. A frase – NÃO. É O WILSON. – manteria o sentido com a omissão do ponto após o advérbio não.
Está correto o que se afirma em
-
I, apenas.
-
III, apenas.
-
I e II, apenas.
-
II e III, apenas.
-
I, II e III.
Solução
Alternativa Correta: C) I e II, apenas.
A alternativa C é a correta porque os itens I e II estão em conformidade com a análise da charge, enquanto o item III está incorreto. No item I, o efeito de humor da charge vem do engano que ocorre quando as pessoas na charge confundem "Wilson" com "Wirso". A diferença nos nomes, que é uma variação linguística, provoca o engano, e o humor surge dessa situação. O nome "Wirso" parece uma forma distorcida ou errada do nome "Wilson", o que cria uma situação engraçada.
O item II também está correto, pois, dependendo da variante linguística (como o português caipira), "Wilson" e "Wirso" podem ser considerados equivalentes em certos contextos, especialmente em uma comunicação informal. Esse tipo de variação ocorre em diferentes regiões ou entre diferentes grupos linguísticos, o que torna a troca de nomes plausível. Já o item III está errado porque, se o ponto após "não" fosse omitido, a frase "NÃO. É O WILSON." poderia mudar o sentido da negação, já que sem o ponto, a frase poderia ser interpretada como uma negativa completa ("Não é Wilson"), alterando o significado original.
Por isso, a alternativa correta é C, que afirma que os itens I e II estão corretos.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2012
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube