Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Talvez o aspecto mais evidente da novidade retórica e - UNIFESP 2018
Talvez o aspecto mais evidente da novidade retórica e formal na composição dessa obra seja justamente a metalinguagem ou a autorreflexividade da narrativa, quer dizer, o narrador “explica” constantemente para o leitor o andamento e o modo pelo qual vai contando suas histórias. Essa autorreflexividade tem um importante efeito de quebra da ilusão realista, pois lembra sempre o leitor de que ele está lendo um livro e que este, embora narre a respeito da vida de personagens, é apenas um livro, ou seja, um artifício, um artefato inventado.
Pode-se dizer também que a reflexão do narrador, além de revelar a poética que preside a composição de sua narrativa, revela também a exigência dessa poética de contar com um novo tipo de leitor: o narrador como que pretende um leitor participante, ativo e não passivo.
(Valentim Facioli. Um defunto estrambótico, 2008. Adaptado.)
Tal comentário aplica-se à obra
-
Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
-
O Ateneu, de Raul Pompeia.
-
O cortiço, de Aluísio Azevedo.
-
Iracema, de José de Alencar.
-
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Solução
Alternativa Correta: E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
A alternativa E é a correta porque "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é uma obra que incorpora metalinguagem de forma notável. O narrador, Brás Cubas, frequentemente interrompe a narrativa para discutir diretamente com o leitor, comentando sobre o próprio ato de narrar e os artifícios envolvidos na construção da história. Essa interação constante entre o narrador e o leitor quebra a ilusão de realismo, lembrando que se trata de uma ficção.
Além disso, a autorreflexividade presente na obra exige um leitor mais ativo. Ao invés de simplesmente absorver a história, o leitor é convidado a participar da construção do significado, refletindo sobre os temas e as ironias que permeiam a narrativa. Essa dinâmica engaja o leitor de uma maneira que não é comum nas narrativas realistas tradicionais, onde a expectativa é mais de um consumo passivo da história.
Por fim, essa proposta de um novo tipo de leitura e a maneira como o narrador se coloca como um mediador consciente de sua própria narrativa são aspectos centrais da poética de Machado de Assis. Ele não só desafia as convenções literárias da época, mas também provoca uma reflexão crítica sobre a vida, a morte e a condição humana, destacando a complexidade das relações entre autor, texto e leitor.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube