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Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás - FUVEST 2017

Atualizado em 13/05/2024

CAPÍTULO LIII
. . . . . . .

Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha vida, no meu pensamento;—era o que dizia, e era verdade.
5 Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques. Não lhes poderei
10 dizer, ao certo, os dias que durou esse crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo que ela me deu, trêmula,—coitadinha,—trêmula de medo, porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo
15 único, — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em alegria,— uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio de uma
20 paixão sem freio,—vida de agitações, de cóleras, de desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do resto, que é o fastio e a saciedade:
25 tal foi o livro daquele prólogo.

Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.

Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília, apresentado no breve capítulo aqui reproduzido, configura uma

  1. demonstração da tese naturalista que postula o fundamento biológico das relações amorosas.

  2. versão mais intensa e prolongada da típica sequência de animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas.

  3. incorporação, ao romance realista, dos triângulos amorosos, cuja criação se dera durante o período romântico.

  4. manifestação da liberdade que a condição de defunto autor dava a Brás Cubas, permitindo-lhe tratar de assuntos proibidos em sua época.

  5. crítica à devassidão que grassava entre as famílias da elite do Império, em particular, na Corte.


Solução

Alternativa Correta: B) versão mais intensa e prolongada da típica sequência de animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas.

Ao relatar o beijo do início do seu relacionamento amoroso (“prólogo de uma vida de delícias”), o narrador-protagonista apresenta uma extensa enumeração de eventos que giram ao redor de duas expressões: “paixão sem freio” e “o fastio e a saciedade”. Essa sequência acaba representando o ritmo dos envolvimentos afetivos de Brás Cubas, marcados por intensa emotividade seguida de tédio e desencanto.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Vídeo Sugerido: YouTube

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