Disciplina: Literatura 0 Curtidas

Para entender as impressões de Jerônimo diante da - FUVEST 2015

Atualizado em 13/05/2024

E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhes as fibras embombecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno de Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.

Para entender as impressões de Jerônimo diante da natureza brasileira, é preciso ter como pressuposto que há

(Aluísio Azevedo, O Cortiço.)

  1. um contraste entre a experiência prévia da personagem e sua vivência da diversidade biológica do país em que agora se encontra.

  2. uma continuidade na experiência de vida da personagem, posto que a diversidade biológica aqui e em seu local de origem são muito semelhantes.

  3. uma ampliação no universo de conhecimento da personagem, que já tinha vivência de diversidade biológica semelhante, mas a expande aqui.

  4. um equívoco na forma como a personagem percebe e vivencia a diversidade biológica local, que não comporta os organismos que ele julga ver.

  5. um estreitamento na experiência de vida do personagem, que vem de um local com maior diversidade de ambientes e de organismos.


Solução

Alternativa Correta: A) um contraste entre a experiência prévia da personagem e sua vivência da diversidade biológica do país em que agora se encontra.

Jerônimo, português recém-chegado ao Brasil, encontra no país uma realidade totalmente diferente da que deixara em Portugal, acaba-se deixando seduzir pelos encantos e sensualismo de Rita Baiana. “Abrasileira-se”, trocando seus hábitos de aldeão português pelos costumes locais, desde a alimentação até o código moral.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Intenção do Texto

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar