Disciplina: Química 0 Curtidas

Bebidas gaseificadas apresentam o inconveniente de - UNICAMP 2017

Atualizado em 13/05/2024

Bebidas gaseificadas apresentam o inconveniente de perderem a graça depois de abertas. A pressão do CO2 no interior de uma garrafa de refrigerante, antes de ser aberta, gira em torno de 3,5 atm, e é sabido que, depois de aberta, ele não apresenta as mesmas características iniciais.

Considere uma garrafa de refrigerante de 2 litros, sendo aberta e fechada a cada 4 horas, retirando-se de seu interior 250 mL de refrigerante de cada vez. Nessas condições, pode-se afirmar corretamente que, dos gráficos a seguir, o que mais se aproxima do comportamento da pressão dentro da garrafa, em função do tempo é o

  1. UNICAMP 2017

  2. UNICAMP 2017

  3. UNICAMP 2017

  4. UNICAMP 2017


Solução

Alternativa Correta: B) UNICAMP 2017

Ao abrir a garrafa, ocorre a saída de CO2 (g) diminuindo a pressão no interior dela e ficando igual à pressão atmosférica (1 atm).

UNICAMP 2017

Ao fechar a garrafa, a pressão dentro fica maior que 1 atm e menor que 3,5 atm devido à liberação do CO2. A quantidade dissolvida de CO2 (aq) diminui devido à saída desse gás ficando a pressão menor que 3,5 atm (pressão inicial).

UNICAMP 2017

Repetindo esse processo a cada 4 horas, o gráfico que melhor representa essa situação é o da alternativa b.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Gases

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar