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Na evolução da indústria do petróleo, em relação ao - CESGRANRIO 2016
Na evolução da indústria do petróleo, em relação ao transporte, constata-se desde a atividade dos primeiros poços, que os carroceiros estavam visivelmente presentes nas estradas de oil regions, nos Estados Unidos, com sua carga de barris. O poder dos carroceiros ocasionou uma mobilização para formular uma alternativa criativa: o transporte por oleodutos.
COSTA, P. A evolução da indústria petrolífera: uma caracterização geral. In: Monié, F.; Binsztok, J. (Org.). Geografia e geopolítica do petróleo. Rio de Janeiro: Mauad, 2012, p. 65. Adaptado.
O surgimento dos oleodutos resultou de uma mobilização contra a seguinte atuação dos carroceiros de petróleo:
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barateamento do preço do barril de óleo
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acondicionamento precário do óleo em barris
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formação de monopólio no setor de transporte
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controle do fluxo de mercadorias pelas ferrovias
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fluidez do tráfego nas estradas em face das ferrovias
Solução
Alternativa Correta: C) formação de monopólio no setor de transporte
A resposta correta é a alternativa C) formação de monopólio no setor de transporte. A atuação dos carroceiros nas primeiras fases da indústria do petróleo nos Estados Unidos, conforme descrito no texto, gerou um monopólio no transporte do petróleo, já que esses carroceiros dominavam as estradas e controlavam o fluxo do produto. Esse controle exclusivo e a dependência das estradas para o transporte do petróleo representavam uma limitação significativa para a expansão da indústria, tanto em termos de capacidade quanto de custos.
A mobilização para a criação de oleodutos surgiu como uma alternativa criativa para romper com o monopólio dos carroceiros. Os oleodutos permitiram o transporte mais eficiente e menos sujeito a limitações de tráfego e custos associados ao uso de veículos de carga, como os barris, e também reduziram a dependência das estradas, facilitando a distribuição do petróleo a longas distâncias de forma mais segura e econômica. Com isso, o oleoduto representou uma revolução no transporte de petróleo.
As outras alternativas estão incorretas, pois o problema com os carroceiros não estava relacionado diretamente ao barateamento do preço do barril de óleo (A), nem ao acondicionamento precário (B), embora o transporte pudesse ser ineficiente. Além disso, não se tratava de um problema diretamente com as ferrovias (D e E), que eram concorrentes do transporte por estradas, mas não dominavam o setor como os carroceiros faziam. Portanto, a alternativa C é a correta, pois reflete o problema do monopólio no setor de transporte de petróleo.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Economia na Atualidade de 2016
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