Disciplina: Atualidades 0 Curtidas

Se uma tragédia social e política, entre tantas que - CESGRANRIO 2015

Atualizado em 30/03/2025

Se uma tragédia social e política, entre tantas que se multiplicaram pelo planeta, tem o poder de explicitar, por si só, a crise civilizatória que hoje ameaça a humanidade em seu conjunto, seguramente a saga dos refugiados é uma forte candidata ao posto. Segundo a ONU, em 2014, eles somavam cerca de 50 milhões, entre “internos" [...] e “externos". [...] Mesmo um olhar rápido apenas sobre os conflitos mais recentes detecta um quadro aterrador [...].

ARBEX Jr, J. Refugiados são o retrato do capital. Revista Caros Amigos, São Paulo: Caros Amigos Ltda, ano XIX, n. 219, jun. 2015, p.10.

Para a situação apresentada no texto acima, alguns países têm, na principal causa, uma associação com:

I - fatores de ordem étnica ou religiosa;

II - conflito entre o narcotráfico e o exército ou tropas paramilitares;

III - extrema pobreza agravada por desastres naturais.

Os seguintes países exemplificam, respectivamente, as condições retratadas em I, II e III:

  1. Iraque, China e Síria

  2. Nigéria, México e Líbia

  3. Sudão, Colômbia e Haiti

  4. Afeganistão, Haiti e Nigéria

  5. México, Síria e Bangladesh


Solução

Alternativa Correta: C) Sudão, Colômbia e Haiti

A alternativa correta é a C) Sudão, Colômbia e Haiti. Cada uma dessas situações exemplifica a relação entre causas específicas que forçam a migração de refugiados:

Sudão (fatores de ordem étnica ou religiosa - I) – O Sudão enfrentou um longo conflito interno relacionado a questões étnicas e religiosas, especialmente entre o norte (muçulmano árabe) e o sul (cristão e animista). Esse conflito resultou na formação de refugiados que fogem da perseguição e da violência religiosa e étnica.

Colômbia (conflito entre narcotráfico e exército ou tropas paramilitares - II) – A Colômbia tem sido um dos países mais afetados por conflitos armados envolvendo narcotraficantes e grupos paramilitares. Isso tem levado à fuga de milhares de pessoas devido à violência resultante dessas disputas e da presença de grupos armados.

Haiti (extrema pobreza agravada por desastres naturais - III) – O Haiti, um dos países mais pobres do mundo, sofre com desastres naturais recorrentes, como o terremoto de 2010, e com condições de extrema pobreza. Essas condições têm forçado muitos haitianos a buscar refúgio em outros países devido à falta de recursos e às devastadoras catástrofes naturais.

Essas situações refletem, portanto, as causas distintas dos fluxos de refugiados mencionadas no enunciado, com base nas condições específicas de cada país. As outras alternativas não correspondem corretamente às causas e países mencionados.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Atualidades do Ano de 2015

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora