Disciplina: Atualidades 0 Curtidas

Para o Prêmio Nobel da Paz (1973) Henry Kissinger, - CESGRANRIO 2015

Atualizado em 30/03/2025

Para o Prêmio Nobel da Paz (1973) Henry Kissinger, que foi Secretário de Estado dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, a ordem internacional se vê diante de um paradoxo, pois sua “prosperidade depende do sucesso da globalização, mas o processo produz uma reação política que muitas vezes age no sentido contrário ao das suas aspirações”.

(KISSINGER, H. Ordem Mundial, Rio de Janeiro: Objetiva, 2015, p. 371).

A afirmativa de Kissinger expressa especificamente o fato de

  1. o sistema político internacional ser, em grande medida, baseado em ideias convergentes de ordem mundial e na reconciliação de conceitos de interesse nacional.

  2. o Estado-Nação ser capaz de se adaptar a uma mudança importante nas relações de poder em nível global.

  3. o sistema econômico internacional se tornar global, enquanto a estrutura política do mundo contemporâneo permanece baseada no conceito de Estado-Nação.

  4. a globalização econômica enfatizar as fronteiras nacionais, enquanto a política internacional ignora as fronteiras.

  5. existirem mecanismos efetivos de consulta e cooperação entre as grandes potências a respeito das questões de maior relevância.


Solução

Alternativa Correta: C) o sistema econômico internacional se tornar global, enquanto a estrutura política do mundo contemporâneo permanece baseada no conceito de Estado-Nação.

A alternativa correta é a C) o sistema econômico internacional se tornar global, enquanto a estrutura política do mundo contemporâneo permanece baseada no conceito de Estado-Nação. A reflexão de Henry Kissinger destaca a tensão entre a crescente globalização econômica, que integra mercados e facilita a circulação de bens, serviços e informações além das fronteiras nacionais, e a estrutura política ainda centrada nos Estados-nação. Os Estados-nação mantêm o controle sobre suas políticas internas e externas, mas a interdependência econômica global muitas vezes exige uma colaboração que pode contrariar os interesses nacionais, criando um paradoxo.

Kissinger observa que, embora a prosperidade global dependa do sucesso da globalização, isso gera reações políticas internas, como o crescimento de movimentos nacionalistas e protecionistas que buscam preservar a soberania dos Estados-nação. Esses movimentos podem, em muitos casos, ir contra os processos de integração econômica global, como o que se vê no fortalecimento de políticas que protejam os interesses econômicos e políticos nacionais.

Essa análise reflete a realidade atual, onde a globalização econômica e a preservação da soberania nacional muitas vezes entram em conflito. O desafio é encontrar um equilíbrio entre os benefícios da globalização e a necessidade de manter o controle político dentro das fronteiras nacionais. As outras alternativas não capturam corretamente a tensão descrita por Kissinger entre a globalização econômica e o Estado-nação.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Atualidades do Ano de 2015

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora