Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas
Define-se como síndrome da morte súbita do lactente - CESGRANRIO 2016
Define-se como síndrome da morte súbita do lactente o óbito com menos de 1 ano de idade que não for esclarecido por laudo de necropsia, investigação da cena do óbito e revisão do histórico do caso.
São fatores de risco para a morte súbita do lactente:
-
dormir em decúbito dorsal e em colchão macio.
-
usar chupeta e ser do sexo masculino.
-
dormir em decúbito dorsal e ser do sexo feminino.
-
dormir em decúbito ventral e usar chupeta
-
dormir em decúbito ventral e ter histórico de tabagismo materno.
Solução
Alternativa Correta: E) dormir em decúbito ventral e ter histórico de tabagismo materno.
A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é definida como o óbito de um bebê com menos de 1 ano de idade, cuja causa não pode ser explicada após uma investigação completa, que inclui laudo de necropsia, análise da cena do óbito e revisão do histórico do caso. Fatores de risco bem estabelecidos para SMSL incluem certas práticas e condições, como o sono em posições inadequadas e a exposição a substâncias prejudiciais, como o tabaco.
A alternativa E está correta porque dormir em decúbito ventral (de barriga para baixo) é um dos principais fatores de risco para SMSL. A posição ventral pode dificultar a respiração do bebê, aumentando o risco de asfixia ou interferindo no controle da respiração durante o sono. Além disso, o tabagismo materno também é um fator de risco importante, pois a exposição ao fumo durante a gestação ou após o nascimento aumenta a probabilidade de a criança sofrer de complicações respiratórias, incluindo a SMSL.
Outras alternativas envolvem fatores de risco, mas não os mais diretamente relacionados à síndrome. Por exemplo, dormir em decúbito dorsal (alternativa A) ou usar chupeta (alternativa B) têm sido associados à redução do risco de SMSL, ao contrário do que é indicado nas alternativas incorretas. A combinação de fatores de risco como a posição ventral para dormir e o histórico de tabagismo materno resulta em um risco significativamente maior de morte súbita, justificando a escolha da alternativa E como correta.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Saúde da Criança e do Adolescente
Vídeo Sugerido: YouTube