Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas

S.R.C., 24 anos, casada, nulípara, deu entrada no - CESGRANRIO 2016

Atualizado em 31/03/2025

S.R.C., 24 anos, casada, nulípara, deu entrada no Centro Obstétrico com colo apagado e dilatado para 5 cm, bolsa íntegra e, à palpação, foi identificado feto único em situação longitudinal, posição esquerda e apresentação pélvica.

Para a ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) desse feto, o técnico de enfermagem deve posicionar o estetoscópio de Pinard no(a)

  1. fundo uterino

  2. quadrante inferior direito

  3. quadrante inferior esquerdo

  4. quadrante superior esquerdo

  5. região suprapúbica


Solução

Alternativa Correta: D) quadrante superior esquerdo

No caso descrito, a paciente apresenta um feto com posição pélvica e situação longitudinal. Quando o feto está em posição pélvica (com as nádegas ou os pés voltados para o canal de parto), os batimentos cardíacos fetais (BCF) geralmente podem ser auscultados em uma região específica do abdomen. A posição do estetoscópio de Pinard deve ser ajustada para ouvir os batimentos cardíacos mais claramente, o que varia dependendo da posição do feto.

Quando o feto está na posição pélvica e em situação longitudinal, o coração fetal pode ser mais audível na parte superior do útero. Portanto, o técnico de enfermagem deve posicionar o estetoscópio de Pinard no quadrante superior esquerdo do abdômen para obter uma melhor ausculta dos batimentos cardíacos fetais, já que é onde o som será mais claro, devido à localização da cabeça do feto e da sua posição dentro do útero. As outras alternativas (A, B, C e E) não são ideais para esse caso específico.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Saúde da Mulher

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora