Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

VUNESP/TJ-SP - Assinale a alternativa em que a frase redigida a partir

Atualizado em 13/05/2024

Em uma sociedade desigual, aqueles que alcançam o topo querem acreditar que seu sucesso tem justificativa moral. Em uma sociedade de meritocracia* , isso significa que os vencedores devem acreditar que conquistaram o sucesso através do próprio talento e empenho. Quem entra em uma universidade pública de prestígio com credenciais brilhantes se orgulha da conquista e considera que o fez por conta própria. Mas isso, de certa forma, é ilusório. Ainda que seja verdade o fato de a entrada refletir dedicação e empenho, não se pode dizer que foi somente resultado da própria ação. E o que dizer a respeito de pai, mãe e professores que ajudaram ao longo do caminho? E a sorte de viver em uma sociedade que cultiva e recompensa os talentos que eles por acaso têm?

As pessoas que, por meio de um pouco de esforço e talento, prevalecem em uma meritocracia ficam endividadas de uma forma que a competição ofusca. À medida que a meritocracia se intensifica, o esforço nos absorve tanto que o fato de estarmos endividados sai de vista. Dessa maneira, até mesmo uma meritocracia justa, uma em que não haja trapaça, ou suborno, ou privilégios especiais para os ricos, induz a uma impressão equivocada: de que chegamos lá por conta própria. Os anos de árduo esforço exigidos de candidatos a universidades de elite praticamente os obriga a acreditar que o sucesso deles é resultado das próprias ações, e, se fracassarem, não terão a quem culpar, a não ser a si mesmos.

Esse é um fardo pesado para pessoas jovens carregarem. Além disso, corrói sensibilidades cívicas. Porque quanto mais pensarmos em nós como pessoas que vencem pelo próprio esforço e que são autossuficientes, mais difícil será aprender a ter gratidão e humildade. E sem esses sentimentos é difícil se importar com o bem comum.

O ingresso em universidades não é a única ocasião para discussões sobre mérito. Na política contemporânea, há uma abundância de debates acerca de quem merece o quê. Na superfície, esses debates são sobre o que é justo – todo mundo tem oportunidades verdadeiramente iguais para competir por bens desejáveis e posições sociais? No entanto, nossas discordâncias a propósito do mérito não são apenas em relação a ser justo mas também quanto a como definimos sucesso e fracasso, vencer e perder, e o comportamento que vencedores devem direcionar àqueles menos bem-sucedidos do que eles. Essas são questões bastante pesadas e que tentamos evitar, até o momento em que elas se lançam sobre nós. Precisamos perguntar se a solução para nossa política conflituosa é viver mais fielmente pelo princípio do mérito ou buscar um bem comum além da classificação e da luta.

* meritocracia: sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal

(Michael J. Sandel. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Trad. Bhuvi Libanio. – 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. Excerto adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase redigida a partir do texto – Os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado na busca do mérito. – está corretamente alterada para a voz passiva.

  1. Buscando pelo mérito, os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado.

  2. Os jovens buscam pelo mérito carregando um fardo demasiadamente pesado.

  3. Um fardo demasiadamente pesado é carregado pelos jovens na busca do mérito.

  4. Os jovens, ao buscar pelo mérito, carregam um fardo demasiadamente pesado.

  5. Na busca pelo mérito, os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado.


Solução

Alternativa Correta: C) Um fardo demasiadamente pesado é carregado pelos jovens na busca do mérito.

Os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado na busca do mérito:

Voz ativa:
-Os jovens (sujeito)
-carregam (verbo transitivo direto no presente do indicativo)
-um fardo (objeto direto)

Voz passiva:
-Um fardo é carregado por jovens.
-é (verbo transitivo direto no presente do indicativo)
-carregado (particípio)

Resposta:
Um fardo demasiadamente pesado é carregado pelos jovens na busca do mérito. ((sempre prestar atenção ao tempo e modo do verbo. precisam ser iguais na transposição.

Resolução adaptada de: QConcursos

Banca Examinadora: VUNESP

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Morfologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora