Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

VUNESP - O texto a seguir refere-se a questão. QUESTIONANDO O

Atualizado em 13/05/2024

O texto a seguir refere-se a questão.

QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO

Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978), “representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico”, ampara tal “necessidade” de crescimento. Essa “necessidade”, por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de “marca” que simboliza esse “progresso”, tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) “coube” dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada “Era de Ouro” do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]

Referente ao excerto “[...] quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes [...]”, assinale a alternativa INCORRETA.

(Adaptado de: Revista Cidadania & Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/wp-content/uploads/2016/05/rcman58.pdf)

  1. Os verbos “começaram” e “ser” constituem, respectivamente, predicado verbal (sinalizando o início de um evento) e predicado nominal (denotando estado permanente).

  2. O verbo “começaram” está flexionado no pretérito perfeito e indica que o processo de “começar” está finalizado.

  3. O verbo “ser” está no singular porque não se flexiona o infinitivo que faz parte de uma locução verbal.

  4. A oração está na voz passiva.

  5. A expressão “os sinais de estresse ambiental” é um sujeito paciente, estabelecendo concordância com o verbo “começaram”.


Solução

Alternativa Correta: A) Os verbos “começaram” e “ser” constituem, respectivamente, predicado verbal (sinalizando o início de um evento) e predicado nominal (denotando estado permanente).

A - Os verbos “começaram” e “ser” constituem, respectivamente, predicado verbal (sinalizando o início de um evento) e predicado nominal (denotando estado permanente).
ERRADO - assim como o colega já disse, é PREDICADO VERBO-NOMINAL. Qual o motivo?
Predicado verbal: o núcleo do predicado (o que se declara ao sujeito) é o verbo e pode ser: VI, VTD ou VTI.
''começaram'' é VTD e faz parte do predicado do sujeito ''os sinais de estresse ambiental''
Predicado nominal: o núcleo é o predicado do sujeito (passa qualidade ou estado; tem papel adjetivo) e pode ser: VL.
''ser notados'' (VL + Adjetivo)
Neste caso, temos os dois predicados em uma mesma oração, o que caracteriza PREDICADO VERBO-NOMINAL, pois temos dois núcleos.

B - O verbo “começaram” está flexionado no pretérito perfeito e indica que o processo de “começar” está finalizado.
CORRETO - ONTEM eles começaram; ONTEM eu comecei; ONTEM ele começou. O pretérito perfeito indica uma ação no passado concluída/ ocorrida e finalizada.

C - O verbo “ser” está no singular porque não se flexiona o infinitivo que faz parte de uma locução verbal.
CORRETO - Assim como: VAMOS SER (SEREMOS) ; VAMOS CANTAR (CANTAREMOS);

D - A oração está na voz passiva.
CORRETO - ''os sinais são notados'' -> voz passiva analítica (verbo ser + particípio)

E - A expressão “os sinais de estresse ambiental” é um sujeito paciente, estabelecendo concordância com o verbo “começaram”.
CORRETO - os sinais de estresse ambiental (sujeito paciente); os sinais são notados (voz passiva analítica);

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: VUNESP

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Termos Essenciais da Oração: Sujeito e Predicado

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar