Voltar para Concursos

VUNESP

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 86 questões
Exibindo questões de 1 a 86.

VUNESP - Na sequência numérica 0, 1, 2, 4, 6, 9, 12, 16, 20, 25, 30

Raciocínio Lógico - 2023

Na sequência numérica 0, 1, 2, 4, 6, 9, 12, 16, 20, 25, 30, 36, ..., o primeiro elemento é 0. Mantendo-se a regularidade, seu 82° elemento será o número:

VUNESP - Uma empresa de motofrete tem duas equipes, uma que trabalha

Raciocínio Lógico - 2023

Uma empresa de motofrete tem duas equipes, uma que trabalha pela manhã e outra à tarde. Certo dia cada motofretista da equipe da manhã fez 22 entregas e cada motofretista da equipe da tarde fez 15 entregas, de maneira que, nesse dia, a empresa fez um total de 884 entregas. No dia seguinte, cada motofretista da equipe da manhã fez 27 entregas e cada motofretista da equipe da tarde fez 12 entregas, de maneira que, nesse segundo dia, a empresa fez um total de 1 008 entregas.

VUNESP - O gráfico apresenta informações sobre as idades de um grupo

Raciocínio Lógico - 2023

O gráfico apresenta informações sobre as idades de um grupo de pessoas:

CESPE/CEBRASPE

VUNESP - Analise as respostas de alguns professores para a pergunta

Raciocínio Lógico - 2009

Analise as respostas de alguns professores para a pergunta: como ensinam matemática para as crianças?

I. A professora Adriana afirma que primeiro explica, depois passa exercícios no caderno, depois faz a revisão para ver se entenderam.
II. A professora Cristiane afirma que usa material concreto para ensinar matemática e depois propõe aos alunos muitos exercícios para que repitam muitas vezes o que ensinou, depois dá exercícios de fixação.
III. A professora Vera afirma que ensina os conteúdos com muito reforço e muitos exercícios, curtos, repetidos, cálculos para que as crianças se exercitem por várias horas seguidas.

VUNESP - Bernardo, que é marido de Alzira, é mais velho do que ela.

Raciocínio Lógico - 2011

Bernardo, que é marido de Alzira, é mais velho do que ela. Cláudia é dois anos mais nova do que Alzira, e ambas são filhas de David.

VUNESP - Nas contas de adição e subtração indicadas a seguir, A3B

Raciocínio Lógico - 2011

Nas contas de adição e subtração indicadas a seguir, A3B e D14 representam números inteiros de três dígitos, e C6, um número inteiro de dois dígitos. Além disso, A, B, C e D são algarismos de 0 a 9.

VUNESP

TJ-SP/VUNESP - Considere a afirmação “Marta não atende ao público

Raciocínio Lógico - 2018

Considere a afirmação “Marta não atende ao público interno ou Jéssica cuida de processos administrativos”.

TJ-SP/VUNESP - Considere falsa a afirmação “Hélio é bombeiro e Cláudia

Raciocínio Lógico - 2018

Considere falsa a afirmação “Hélio é bombeiro e Cláudia é comissária de bordo” e verdadeira a afirmação “Se Hélio é bombeiro, então Cláudia é comissária de bordo”.

TJ-SP/VUNESP - Uma negação lógica para a afirmação “Se Patrícia não é

Raciocínio Lógico - 2018

Uma negação lógica para a afirmação “Se Patrícia não é engenheira, então Maurício é empresário” está contida na alternativa:

TJ-SP/VUNESP - Considere falsa a afirmação “Se hoje estudo, então

Raciocínio Lógico - 2018

Considere falsa a afirmação “Se hoje estudo, então amanhã não trabalho.”

TJ-SP/VUNESP - Quatro amigos, Paulo, João, Fábio e Caio, nasceram em

Raciocínio Lógico - 2018

Quatro amigos, Paulo, João, Fábio e Caio, nasceram em anos distintos, a saber 1970, 1977, 1981 ou 1990, não necessariamente nessa ordem. Cada um exerce, também não necessariamente nessa ordem, uma das profissões entre arquiteto, fotógrafo, engenheiro e advogado. Sabe-se que Paulo não nasceu em 1970, que o arquiteto nasceu antes de Caio e antes do fotógrafo João, que Fábio nasceu antes do advogado, que o advogado não nasceu em 1977 e que o engenheiro, que não é Caio, nasceu em 1981.

TJ-SP/VUNESP - Se Maria é bonita, então Carlos é rico. Se Ana é feliz,

Raciocínio Lógico - 2018

Se Maria é bonita, então Carlos é rico. Se Ana é feliz, então José é um herói.

TJ-SP/VUNESP - “Carlos tem apenas 3 irmãs, e essas 3 irmãs cursam o

Raciocínio Lógico - 2018

“Carlos tem apenas 3 irmãs, e essas 3 irmãs cursam o ensino superior.”

VUNESP/TJ-SP - Assinale a alternativa em que a frase redigida a partir

Língua Portuguesa - 2022

Em uma sociedade desigual, aqueles que alcançam o topo querem acreditar que seu sucesso tem justificativa moral. Em uma sociedade de meritocracia* , isso significa que os vencedores devem acreditar que conquistaram o sucesso através do próprio talento e empenho. Quem entra em uma universidade pública de prestígio com credenciais brilhantes se orgulha da conquista e considera que o fez por conta própria. Mas isso, de certa forma, é ilusório. Ainda que seja verdade o fato de a entrada refletir dedicação e empenho, não se pode dizer que foi somente resultado da própria ação. E o que dizer a respeito de pai, mãe e professores que ajudaram ao longo do caminho? E a sorte de viver em uma sociedade que cultiva e recompensa os talentos que eles por acaso têm?

As pessoas que, por meio de um pouco de esforço e talento, prevalecem em uma meritocracia ficam endividadas de uma forma que a competição ofusca. À medida que a meritocracia se intensifica, o esforço nos absorve tanto que o fato de estarmos endividados sai de vista. Dessa maneira, até mesmo uma meritocracia justa, uma em que não haja trapaça, ou suborno, ou privilégios especiais para os ricos, induz a uma impressão equivocada: de que chegamos lá por conta própria. Os anos de árduo esforço exigidos de candidatos a universidades de elite praticamente os obriga a acreditar que o sucesso deles é resultado das próprias ações, e, se fracassarem, não terão a quem culpar, a não ser a si mesmos.

Esse é um fardo pesado para pessoas jovens carregarem. Além disso, corrói sensibilidades cívicas. Porque quanto mais pensarmos em nós como pessoas que vencem pelo próprio esforço e que são autossuficientes, mais difícil será aprender a ter gratidão e humildade. E sem esses sentimentos é difícil se importar com o bem comum.

O ingresso em universidades não é a única ocasião para discussões sobre mérito. Na política contemporânea, há uma abundância de debates acerca de quem merece o quê. Na superfície, esses debates são sobre o que é justo – todo mundo tem oportunidades verdadeiramente iguais para competir por bens desejáveis e posições sociais? No entanto, nossas discordâncias a propósito do mérito não são apenas em relação a ser justo mas também quanto a como definimos sucesso e fracasso, vencer e perder, e o comportamento que vencedores devem direcionar àqueles menos bem-sucedidos do que eles. Essas são questões bastante pesadas e que tentamos evitar, até o momento em que elas se lançam sobre nós. Precisamos perguntar se a solução para nossa política conflituosa é viver mais fielmente pelo princípio do mérito ou buscar um bem comum além da classificação e da luta.

* meritocracia: sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal

VUNESP/PC-SP - ‘Ameaça chuva e saio com capa ou, ameaça chuva

Raciocínio Lógico - 2022

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação logicamente equivalente à seguinte afirmação:

VUNESP/PC-SP - Assinale a alternativa que apresenta uma negação lógica

Raciocínio Lógico - 2022

Assinale a alternativa que apresenta uma negação lógica da seguinte afirmação:
‘Se o indivíduo é um contraventor, então não resta esperança para ele’

VUNESP/PC-SP - A seguir estão os seis primeiros termos de uma

Raciocínio Lógico - 2022

A seguir estão os seis primeiros termos de uma sequência cíclica desses seis termos, infinita, em que cada termo é um quadriculado com uma bolinha.

VUNESP/PC-SP

VUNESP/PC-SP - Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação

Raciocínio Lógico - 2022

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação logicamente equivalente à seguinte afirmação:
‘Se os catadores coletaram todas as latinhas, então a sacola arrebenta ou fica pesada’

VUNESP/PC-SP - Considere o diagrama, em que o conjunto retangular

Raciocínio Lógico - 2022

Considere o diagrama, em que o conjunto retangular representa os pescadores (P), o conjunto triangular os bombeiros (B) e o conjunto circular os mergulhadores (M).

VUNESP/PC-SP

VUNESP/PC-SP - Para o treinamento em uma empresa, todos os 250

Raciocínio Lógico - 2022

Para o treinamento em uma empresa, todos os 250 funcionários foram divididos em 3 grupos, de maneira que cada funcionário participou de apenas um grupo. O coordenador do treinamento escolheu 80 pessoas para cada grupo e os 10 funcionários restantes foram distribuídos por sorteio da seguinte maneira: em um saco foram colocadas 3 bolas, numeradas de 1 a 3; cada um dos 10 funcionários, um por vez, pegou uma bola do saco e foi para o grupo indicado pelo número da bola, devolvendo em seguida a bola para o saco. Após os grupos estarem formados, é certo que

VUNESP/PC-SP - Os irmãos Alex, Breno e Caio, quando saem todos juntos,

Raciocínio Lógico - 2022

Os irmãos Alex, Breno e Caio, quando saem todos juntos, seguem as seguintes regras:

• Se Alex sai de tênis, Breno também sai de tênis;
• Alex ou Caio usam óculos escuro;
• Breno e Caio usam camisas de cores diferentes;
• Se Breno sai de tênis ou Caio usa óculos escuro, então Alex usa camisa preta.

VUNESP/PC-SP - Considere a sequência de infinitos termos (8, 10, 70,

Raciocínio Lógico - 2022

Considere a sequência de infinitos termos (8, 10, 70, 74, 690, 696, 6890, 6898,…), que segue um padrão definido pela posição em que cada elemento, do segundo em diante, se encontra. O décimo segundo elemento dessa sequência é

VUNESP/PC-SP - Se há previsão de chuva, então Aline vai ao teatro. Se

Raciocínio Lógico - 2022

Se há previsão de chuva, então Aline vai ao teatro. Se Aline está de guarda-chuva, então não há previsão de chuva. No dia de hoje, houve previsão de chuva, portanto,

VUNESP/PC-SP - Em um acampamento, as pessoas foram divididas em 3

Raciocínio Lógico - 2022

Em um acampamento, as pessoas foram divididas em 3 grupos. O grupo de crianças, com 44 pessoas, o grupo de jovens, com 37 pessoas, e o grupo de adultos, com 60 pessoas. Para uma atividade todas essas pessoas serão chamadas pelo nome, mas sem uma ordem definida. O menor número de pessoas que devem ser chamadas para garantir que já foram chamadas 2 crianças é

VUNESP/PC-SP - Considere que seja verdadeiro que: • os melhores reló

Raciocínio Lógico - 2022

Considere que seja verdadeiro que:

• os melhores relógios são os suíços;
• o relógio de André nunca atrasa;
• os relógios que não atrasam são caros.

VUNESP/PC-SP - Em uma livraria, o cliente que usa a poltrona no verão

Raciocínio Lógico - 2022

Em uma livraria, o cliente que usa a poltrona no verão não compra livros. Uma consequência lógica dessa situação indica que, nessa livraria,

VUNESP/PC-SP - Marília pegou uma folha de papel quadriculado, com 22

Raciocínio Lógico - 2022

Marília pegou uma folha de papel quadriculado, com 22 linhas e 10 quadrículos por linha. Começando no primeiro quadrículo da primeira linha, ela escreveu várias vezes seguidas a palavra MARÍLIA, colocando uma letra em cada quadrículo, sucessivamente, sem deixar quadrículos em branco, e seguindo com a palavra de uma linha para a outra, sem interromper o processo, até o último quadrículo da última linha. A figura mostra as duas primeiras linhas da folha.

VUNESP/PC-SP

VUNESP/TJ-SP - Considere falsa a proposição “Se João é engenheiro,

Raciocínio Lógico - 2022

Considere falsa a proposição “Se João é engenheiro, então José é juiz e Pedro é advogado”. Do ponto de vista do raciocínio lógico, é necessariamente verdadeiro:

VUNESP/TJ-SP - Considere a seguinte proposição: “Cláudia é advogada se

Raciocínio Lógico - 2022

Considere a seguinte proposição:


“Cláudia é advogada se, e somente se, Paulo é assistente social.”

VUNESP/PC-SP - Foi realizada uma enquete em que se deveria assinalar

Raciocínio Lógico - 2022

Foi realizada uma enquete em que se deveria assinalar com um X o alimento que a pessoa respondente comia:

VUNESP/PC-SP

VUNESP/PC-SP - A partir das afirmações: ‘Todo estudioso tem muito

Raciocínio Lógico - 2022

A partir das afirmações:

‘Todo estudioso tem muito conhecimento’
‘Algumas pessoas que têm muito conhecimento são geniais’

VUNESP - O texto a seguir refere-se a questão. QUESTIONANDO O

Língua Portuguesa - 2022

O texto a seguir refere-se a questão.

QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO

Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978), “representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico”, ampara tal “necessidade” de crescimento. Essa “necessidade”, por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de “marca” que simboliza esse “progresso”, tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) “coube” dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada “Era de Ouro” do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]

VUNESP - Leia o texto para responder à questão. Mais inflação, juros

Língua Portuguesa - 2022

Leia o texto para responder à questão.

Mais inflação, juros e dúvidas

O Brasil pode chegar ao fim do ano com inflação de 7%, o dobro da meta oficial, e juros básicos avançando para 14%, segundo projeções do mercado financeiro, turbinadas pela recente alta do petróleo e dos alimentos no mercado internacional. A insegurança econômica gerada pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia torna mais escuro um horizonte já nublado. Apesar do cenário mais preocupante, a maioria dos especialistas consultados pelo Estadão/Broadcast continua prevendo uma alta de juros de 10,75% para 11,75% na próxima semana, quando será realizada a reunião periódica do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC).
O aperto mais forte da política monetária virá em seguida, e poderá prolongar-se mais do que se estimava antes da guerra. As possibilidades de recuperação econômica a partir de 2023, já muito limitadas, tornam-se mais problemáticas com as pressões inflacionárias e com as novas incertezas. Pelas projeções do mercado conhecidas na última segunda- -feira, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 0,42% neste ano e 1,5% no próximo. Se as condições de crédito ficarem piores do que se esperava, as famílias serão mais pressionadas, a retomada do emprego será mais complicada e a atividade econômica terá menos impulso para avançar.
O cenário já tenebroso inclui uma inflação já muito alta, uma produção industrial com 9 quedas em 12 meses e vendas do varejo 1% abaixo do patamar pré-pandemia. A recuperação mensal de 0,8% em janeiro ficou longe de compensar a queda de 1,5% em dezembro e de recriar o dinamismo perdido a partir de 2020. Além do desemprego, também a alta de preços continua limitando severamente os gastos familiares.
Alguma segurança econômica ainda é garantida pelo agronegócio, com produção suficiente de alimentos para suprimento interno e para exportação. Problemas de abastecimento de fertilizantes, em consequência da guerra, geram alguma preocupação. Mas há estoques e, além disso, o plantio da próxima safra de verão só deverá começar no segundo semestre. Até lá, as condições internacionais poderão melhorar. Além disso, haverá tempo para a procura de novos fornecedores de adubos para substituir a Rússia, se for o caso. De toda forma, o espaço de tolerância para erros será quase nulo, neste ano.

VUNESP - Leia o texto para responder à questão. Ah! Se mestre

Língua Portuguesa - 2022

Leia o texto para responder à questão.

Ah! Se mestre Romão pudesse seria um grande compositor. Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que não a têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação entre os homens. Romão era destas. Tinha a vocação íntima da música; trazia dentro de si muitas óperas e missas, um mundo de harmonias novas e originais, que não alcançava exprimir e pôr no papel. Esta era a causa única de tristeza de mestre Romão. Naturalmente o vulgo não atinava com ela; uns diziam isto, outros aquilo: doença, falta de dinheiro, algum desgosto antigo; mas a verdade é esta: – a causa da melancolia de mestre Romão era não poder compor, não possuir o meio de traduzir o que sentia. Não é que não rabiscasse muito papel e não interrogasse o cravo*, durante horas, mas tudo lhe saía informe, sem ideia nem harmonia. Nos últimos tempos, tinha até vergonha da vizinhança, e não tentava mais nada.

(Machado de Assis, “Cantiga de Esponsais”)

* cravo: instrumento musical de cordas
De nota _______ nota, mestre Romão passava horas rabiscando o papel ou interrogando o cravo, dedicava-se _______ música, mas não conseguia chegar _______ um resultado satisfatório. Por isso, passou _______ viver _______ escondidas, com vergonha da vizinhança.
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

VUNESP - João da Silva era Diretor Financeiro da empresa Prejudicada

Direito Tributário - 2021

João da Silva era Diretor Financeiro da empresa Prejudicada Ltda. quando soube que seria destituído do cargo dentro de algumas semanas. Muito magoado com os seus superiores na empresa, João resolveu se vingar de todos e, em especial, da própria Prejudicada Ltda. atuando dolosamente para que a empresa deixasse de declarar e pagar o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) de sua obrigação devidamente cobrado dos adquirentes das mercadorias vendidas. A empresa Prejudicada Ltda. descobriu, após a saída de João da Diretoria, que, em decorrência da conduta indevida e realizada com dolo específico de prejudicar, a empresa estava devendo mais de R$ 5 milhões entre impostos, juros e multas. Sobre a situação descrita, é correto afirmar, com base na legislação e na jurisprudência tributárias, que

VUNESP - Acerca do sujeito ativo da obrigação tributária, é correto

Direito Tributário - 2022

Acerca do sujeito ativo da obrigação tributária, é correto afirmar que

VUNESP - A competência delimita o poder jurisdicional e será firmada,

Direito Tributário - 2018

A competência delimita o poder jurisdicional e será firmada, dentre outras formas,

VUNESP - O crime de furto tem pena aumentada de 1/3 (um terço), nos

Direito Penal - 2021

O crime de furto tem pena aumentada de 1/3 (um terço), nos expressos termos do art. 155, § 1° do CP, se o crime é praticado

VUNESP - A pena do crime do art. 154-A do CP, “invasão de dispositivo

Direito Penal - 2021

A pena do crime do art. 154-A do CP, “invasão de dispositivo informático”, é aumentada de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços) se

VUNESP - O crime do art. 154-A do CP, “invasão de dispositivo

Direito Penal - 2021

O crime do art. 154-A do CP, “invasão de dispositivo informático”,

VUNESP - João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a

Direito Penal - 2019

João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.

VUNESP - Segundo o Código Penal, quando o crime de homicídio é culposo

Direito Penal - 2019

Segundo o Código Penal, quando o crime de homicídio é culposo,

VUNESP - Hércules havia cometido um crime de roubo e ficou sabendo que

Direito Penal - 2019

Hércules havia cometido um crime de roubo e ficou sabendo que Medusa foi testemunha ocular desse delito. Assim, resolve tirar a vida de Medusa, crime este que veio a executar, pessoalmente, mediante disparo de arma de fogo. Nessa situação hipotética, considerando apenas essas informações, segundo o Código Penal, é correto afirmar que Hércules cometeu o crime de

VUNESP - Com relação aos crimes contra a pessoa, previstos no Código

Direito Penal - 2020

Com relação aos crimes contra a pessoa, previstos no Código Penal, é correto afirmar que

VUNESP - Dentre os princípios de direito tributário indicados a seguir

Direito Tributário - 2022

Dentre os princípios de direito tributário indicados a seguir, o que mais bem se amolda à ideia de igualdade material entre os contribuintes, conforme a ideia de “tratar desigualmente aos desiguais”, é o princípio:

VUNESP - A respeito do instituto jurídico das autarquias, é correto

Direito Constitucional - 2022

A respeito do instituto jurídico das autarquias, é correto afirmar:

VUNESP - Na seara dos poderes administrativos, o poder de polícia é

Direito Administrativo - 2022

Na seara dos poderes administrativos, o poder de polícia é instituto de grande relevância na sistemática do Direito Administrativo. Sobre a matéria, assinale a alternativa correta.

VUNESP - A polícia, como instituição de controle social, possui três

Direito Administrativo - 2022

A polícia, como instituição de controle social, possui três atribuições principais, a saber: a função administrativa, a investigativa e a judiciária. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

VUNESP - Tício, técnico em manutenção de equipamentos, de forma

Direito Penal - 2022

Tício, técnico em manutenção de equipamentos, de forma imperita, instalou, em sua própria casa, suporte de ar-condicionado não compatível com o peso do aparelho que, passados poucos dias da instalação, desprendeu-se da parede, vindo a atingir seu próprio filho, que brincava no quintal. A criança, atingida na cabeça, teve traumatismo craniano, com sequela de convulsões periódicas.
Haja vista a situação hipotética, assinale a alternativa correta.

VUNESP - Mévio, enquanto conduzia veículo automotor em via urbana, ao

Direito Penal - 2022

Mévio, enquanto conduzia veículo automotor em via urbana, ao fazer curva, veio a perder o controle da direção, atingindo pedestres que se encontravam na calçada. Dois dos pedestres não se machucaram, mas o terceiro acabou tendo a perna amputada. Mévio submeteu-se ao exame de bafômetro, não sendo detectada a ingestão de álcool. A perícia técnica, por sua vez, apurou que a velocidade do veículo conduzido por Mévio era de pelo menos 100 km/h, sendo o limite de velocidade permitido na via 40 km/h. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

VUNESP - A respeito da Lei dos Crimes Hediondos, assinale a

Direito Penal - 2022

A respeito da Lei dos Crimes Hediondos, assinale a alternativa correta.

VUNESP - Assinale a alternativa que está em consonância com o disposto

Direito Civil - 2020

Assinale a alternativa que está em consonância com o disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb).

VUNESP - De acordo com a disposição legal na Lei de Introdução às

Direito Civil - 2020

De acordo com a disposição legal na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a alternativa correta quanto ao casamento de estrangeiros no Brasil.

VUNESP - A respeito dos princípios do Direito Administrativo, assinale

Direito Administrativo - 2022

A respeito dos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa correta.

VUNESP - No que concerne às Escolas Penais, é correto afirmar que a

Outras Disciplinas - 2018

No que concerne às Escolas Penais, é correto afirmar que a

VUNESP - Dentre as escolas penais a seguir, aquela na qual se

Direito Penal - 2014

Dentre as escolas penais a seguir, aquela na qual se pretendeu inicialmente aplicar ao direito penal os mesmos métodos de observação e investigação que se utilizavam em outras ciências naturais é a

VUNESP - Tendo em conta a teoria geral do crime, assinale a

Direito Penal - 2018

Tendo em conta a teoria geral do crime, assinale a alternativa correta.

VUNESP - “Existe_________ quando o agente prevê o resultado, mas

Direito Penal - 2018

“Existe_________ quando o agente prevê o resultado, mas espera, sinceramente, que não ocorrerá; configura- se _________ quando a vontade do agente não está dirigida para a obtenção do resultado, pois ele quer algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo a possibilidade de sua produção.”
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas.

VUNESP - Nos termos da Lei no 11.340/2006 (Lei Maria da Penha):

Direito Processual Penal - 2018

Nos termos da Lei no 11.340/2006 (Lei Maria da Penha):

VUNESP - Suponha que Joseph, brasileiro naturalizado e atualmente com

Direito Constitucional - 2018

Suponha que Joseph, brasileiro naturalizado e atualmente com 20 anos de idade, decida se candidatar ao cargo de Deputado Federal. Nesse caso, é correto afirmar que ele

VUNESP - Suponha que o Partido X lhe consulte sobre quais são os

Direito Constitucional - 2018

Suponha que o Partido X lhe consulte sobre quais são os requisitos constitucionais para que um partido político tenha acesso aos recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Nesse sentido, segundo o disposto na Constituição Federal de 1988, após a reforma dada pela Emenda Constitucional no 97/2017, é correto afirmar que o acesso a tais benefícios ocorrerá

VUNESP - É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos

Direito Constitucional - 2015

É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana, observado o seguinte preceito:

VUNESPE - A imperatividade é o atributo do ato administrativo que

Direito Administrativo - 2018

A imperatividade é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu cumprimento ou execução. Dispensam esse atributo os atos administrativos

VUNESP - Assinale a alternativa correta a respeito do regime jurídico

Direito Administrativo - 2022

Assinale a alternativa correta a respeito do regime jurídico administrativo.

VUNESP - Assinale a alternativa correta em relação aos estudos e

Raciocínio Lógico - 2017

Assinale a alternativa correta em relação aos estudos e contribuições de Lombroso para o desenvolvimento histórico da criminologia.

VUNESP - Em relação ao conceito de crime, de criminoso e de pena nas

Outras Disciplinas - 2018

Em relação ao conceito de crime, de criminoso e de pena nas diversas correntes do pensamento criminológico e ao desenvolvimento científico de seus modelos teóricos, é correto afirmar:

VUNESP - Assinale a alternativa que indica a correta relação da

Outras Disciplinas - 2018

Assinale a alternativa que indica a correta relação da Criminologia com a Política Criminal, Direito Penal ou com o Sistema de Justiça Criminal.

VUNESP - No que diz respeito aos estudos desenvolvidos no âmbito da

Outras Disciplinas - 2018

No que diz respeito aos estudos desenvolvidos no âmbito da vitimologia, assinale a alternativa correta.

VUNESP - A criminologia moderna estuda o fenômeno da criminalidade por

Outras Disciplinas - 2014

A criminologia moderna estuda o fenômeno da criminalidade por meio da estatística criminal. Nessa seara, a expressão “cifra dourada” designa.

VUNESP - O objeto de estudo da Criminologia que mais traduz a função e

Outras Disciplinas - 2018

O objeto de estudo da Criminologia que mais traduz a função exercida pela polícia judiciária é

VUNESP - Com relação ao método, é correto afirmar que a criminologia é

Outras Disciplinas - 2018

Com relação ao método, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência do

VUNESP - Ao julgar o RE nº 251.445/GO, o Supremo Tribunal Federal deci

Direito Constitucional - 2018

Ao julgar o RE nº 251.445/GO, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o termo “casa”, resguardado pela inviolabilidade conferida pelo art. 5º, inciso XI, da Constituição Federal e antes restrito a domicílio e residência, revela-se abrangente, devendo, portanto, se estender também a qualquer compartimento privado onde alguém exerça profissão ou atividade. Essa fixação de novo entendimento pelo Supremo Tribunal Federal que acarretou num processo de alteração do sentido da norma constitucional, sem alteração do texto, é denominada pela hermenêutica constitucional de

VUNESP - Sobre a emenda à Constituição Federal, é correto afirmar que

Direito Constitucional - 2015

Sobre a emenda à Constituição Federal, é correto afirmar que

VUNESP - Em recente julgamento nos autos da ADPF no 132, o Supremo Tri

Direito Constitucional - 2018

Em recente julgamento nos autos da ADPF no 132, o Supremo Tribunal Federal, diante da possibilidade de duas ou mais interpretações razoáveis sobre o art. 1.723 do Código Civil, que trata sobre a união estável entre homem e mulher, reconheceu a união homoafetiva como família. Nesse caso, é correto afirmar que a técnica de interpretação utilizada foi

VUNESP - A Lei no 9.507, de 12 de novembro de 1997, disciplina o rito

Direito Constitucional - 2018

A Lei no 9.507, de 12 de novembro de 1997, disciplina o rito processual do habeas data, nos seguintes termos:

VUNESP - Assinale a alternativa que corretamente examina

Outras Disciplinas - 2016

Assinale a alternativa que corretamente examina características dos instrumentos à disposição do direito processual constitucional.

VUNESP - Assinale a alternativa correta a respeito do mandado de

Outras Disciplinas - 2019

Assinale a alternativa correta a respeito do mandado de injunção.

VUNESP - Dos delitos previstos no Código Penal, assinale a alternativa

Direito Processual Penal - 2022

Dos delitos previstos no Código Penal, assinale a alternativa que contém o tipo penal que prevê causa de aumento de pena quando o ato for praticado contra mulher em razão da condição do sexo feminino.

VUNESP - A retratação da representação, de acordo com o art. 25 do CPP

Direito Processual Penal - 2018

A retratação da representação, de acordo com o art. 25 do CPP e do art. 16 da Lei no 11.340/06 (Lei Maria da Penha), respectivamente,

Em A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire ressalta que, enquanto pr

Outras Disciplinas - 2019

Em A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire ressalta que, enquanto professoras e professores pedem para que seus estudantes “leiam”, em um semestre, um sem- -número de capítulos de livros, mantém-se a compreensão errônea que se tem do ato de ler. O autor afirma que a insistência na quantidade de leituras sem o devido adentramento nos textos a serem compreendidos, e não mecanicamente memorizados, revela uma visão mágica da palavra escrita.

Em um edifício com apartamentos somente nos andares de 1º ao 4º, moram

Raciocínio Lógico - 2017

Em um edifício com apartamentos somente nos andares de 1° ao 4° , moram 4 meninas, em andares distintos: Joana, Yara, Kelly e Bete, não necessariamente nessa ordem. Cada uma delas tem um animal de estimação diferente: gato, cachorro, passarinho e tartaruga, não necessariamente nessa ordem. Bete vive reclamando do barulho feito pelo cachorro, no andar imediatamente acima do seu. Joana, que não mora no 4° , mora um andar acima do de Kelly, que tem o passarinho e não mora no 2° andar. Quem mora no 3° andar tem uma tartaruga.

O ato de planejar exige o estabelecimento da relação entre o - VUNESP

Outras Disciplinas - 2016

O ato de planejar exige o estabelecimento da relação entre o planejamento, o objeto de intervenção e as possibilidades de operar sobre a realidade, produzindo resultados. Baptista (2012) afirma que o planejamento é um processo racional, que se organiza por meio de operações complexas e interligadas.

As interfaces existentes entre as atribuições da Comissão Interna de

Outras Disciplinas - 2021

As interfaces existentes entre as atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT previstas na legislação vigente permitem afirmar que

Nessa tira, que tem Grump como personagem principal - VUNESP/2015

Língua Portuguesa - 2015

Considere a tira.

Questão 24 - PORTUGUÊS - VUNESP 2015

O sinal indicativo de crase est· empregado de acordo com -TJ/SP - 2015

Língua Portuguesa - 2015

O sinal indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão em:

Assinale a alternativa em que o pronome destacado - TJ-SP - 2015

Língua Portuguesa - 2015

Assinale a alternativa em que o pronome destacado est· empregado de acordo com a norma-padrão.

Continua após a publicidade..