Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
UFMT - A equimose é um tipo de lesão corporal que fornece subsídios ao
A equimose é um tipo de lesão corporal que fornece subsídios ao médico legista entender a dinâmica do trauma, incluindo estabelecimentos dos nexos causal, temporal, e se o dano encontrado foi realizado em vida ou após a morte. Sendo assim, sobre equimose, assinale a afirmativa correta.
-
Sinal de Tardieu são equimoses encontradas em forma de estrias nas lesões por instrumentos cilíndricos.
-
Sinal de Kunckel é o pigmento encontrado na rede ganglionar da área traumatizada, podendo estar presente após o desaparecimento da equimose na pele.
-
Sugilações são equimoses em grãos encontradas na pele de cadáveres por ação térmica da luz solar, produzidas após a morte.
-
A variação de tonalidades de cor do “espectro equimótico de Legrand du Saulle” perde o valor quando examinada no morto.
-
Equimose de coloração amarelada na pele do braço de indivíduo da raça branca faz nexo temporal de seis dias do trauma.
Solução
Alternativa Correta: B) Sinal de Kunckel é o pigmento encontrado na rede ganglionar da área traumatizada, podendo estar presente após o desaparecimento da equimose na pele.
Sinal de Kunckel e sua relação com o desaparecimento da equimose: Refere-se à presença de pigmentos decorrentes da decomposição do sangue que está nas lesões, além de fagócitos na rede ganglionar próxima a uma região que apresentava uma equimose, por exemplo. A partir do momento em que se percebe o desaparecimento da equimose (pelo decurso do tempo), a verificação dessa rede ganglionar e dos resquícios da equimose vai auxiliar no diagnóstico do tempo da lesão e da história desta. Em alguns casos, a equimose desaparece, mas seus vestígios (pigmentos) permanecem na rede ganglionar.
Fonte: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estacio-de-sa/pericia-forense-medicina-legal/introducao-a-traumatologia-forense-medicina-legal/8220634
Banca Examinadora: Outras Bancas
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Medicina Legal
Vídeo Sugerido: YouTube