Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
CESPE - No Brasil, a institucionalização do serviço social como
Acerca do serviço social como profissão, julgue o item seguinte.
No Brasil, a institucionalização do serviço social como profissão foi provocada pela progressiva intervenção de entidades religiosas no processo de regulação social, quando as manifestações da questão social foram alçadas a objeto de políticas sociais.
-
Certo
-
Errado
Solução
Alternativa Correta: B) Errado
No Brasil o Serviço Social tem sua gênese na década de 1930, sendo que a primeira Escola de Serviço Social foi criada em 1936 em São Paulo e no ano seguinte no Rio de Janeiro. A profissão no Brasil nos seus primórdios foi influenciada pela profissão na Europa e também nos EUA. Portanto, era uma demanda tanto da classe dominante quanto do Estado e estratos da Igreja Católica. No Brasil, a profissão é demanda justamente nas décadas de 1930 e 1940 devido a urbanização e industrialização do país e o crescente processo de êxodo rural, o que tornava indispensável a intervenção nas expressões da questão social tal como o controle do proletariado urbano. Nesse sentido, sua institucionalização se dá pela necessidade do próprio Estado, na ordem capitalista, desempenhar funções econômicas, políticas e sociais (via políticas sociais, por exemplo) para manutenção da sociabilidade estabelecida e preservação e reprodução da força de trabalho, essenciais para o desenvolvimento do capitalismo. Vale ressaltar que o Estado na sociedade capitalista representa os interesses da classe dominante, apesar de em alguns momentos conceder benefícios aos trabalhadores. Ele representa também, historicamente, o maior empregador de assistentes sociais, os quais possuem nas políticas sociais lugar privilegiado de atuação.
Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social
Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Serviço Social
Vídeo Sugerido: YouTube