Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

CESPE/CEBRASPE - Ainda no que se refere ao processo de identificação,

Atualizado em 13/05/2024

Ainda no que se refere ao processo de identificação, julgue os próximos itens.


I Quando os despojos humanos apresentam-se muito deteriorados, carbonizados, esquartejados ou reduzidos a pequenos fragmentos ósseos, cabe realizar a análise do material genético para sua identificação.


II A identificação feia mediante a arcada dentária é relevante, principalmente em caso de carbonizados ou esqueletizados, prescindindo-se, nesses casos, de ficha dentária anterior.


III A identificação judiciária ou policial independe de conhecimentos médicos, visto que se fundamenta no uso de dados antropométricos e antropológicos para a identificação civil e a caracterização dos criminosos primários ou reincidentes.

Assinale a opção correta.

  1. Apenas o item I está certo.

  2. Apenas o item II está certo.

  3. Apenas o item III está certo.

  4. Apenas os itens I e III estão certos.

  5. Todos os itens estão certos.


Solução

Alternativa Correta: D) Apenas os itens I e III estão certos.

ITEM I - O DNA é uma molécula orgânica que contém a informação que coordena o desenvolvimento e o funcionamento de todos os organismos vivos, sendo o responsável pela transmissão de características hereditárias de cada espécie. Muito utilizado nas perícias de investigação do vínculo genético para corpos desconhecidos, paternidade e análise de vestígios em locais de crime. Tem um grande grau de unicidade, pois é praticamente impossível duas pessoas com DNA igual. A variabilidade do DNA, que permite identificar o indivíduo se houver material para confronto, está presente nas células de todos os tecidos. Já foi perguntado na prova da PC-SP, em 2014: está presente em todas as células do corpo.

ITEM II - O processo de identificação possui 3 fases:
1ª - Registro do elemento característico
2ª - Registro do mesmo elemento no momento em que se quer identificar
3ª - Comparação dos dois registros
Se não houver registro prévio do elemento característico, ou, se esse elemento não puder ser obtido a partir de algum material da própria pessoa ou de familiares (como o DNA), para servir de 1º registro, não servirá para identificação por não haver possibilidade de comparação!! Todo método de identificação é comparativo.

ITEM III - Diferentemente da identificação médico-legal, a identificação judiciária independe de conhecimentos médicos. Utiliza dados antropométricos e antropológicos para a identidade civil e caracterização dos criminosos. É realizada por peritos e não médicos.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Medicina Legal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar