Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

OAB - Caso o Estado delegue a reforma, manutenção e operação de uma

Atualizado em 13/05/2024

Caso o Estado delegue a reforma, manutenção e operação de uma rodovia estadual à iniciativa privada, com a previsão de que a amortização dos investimentos e a remuneração do particular decorram apenas da tarifa cobrada dos usuários do serviço, estaremos diante de uma

  1. concessão de obra pública.

  2. concessão administrativa.

  3. concessão patrocinada.

  4. concessão de serviço público precedida da execução de obra pública.


Solução

Alternativa Correta: D) concessão de serviço público precedida da execução de obra pública.

1. Concessão Comum:

a) Simples: A concessão de serviço público simples se dá a partir de um contrato no qual a Administração Pública transfere à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas a execução de uma atividade de interesse público. O concessionário é remunerado a partir (e somente) das tarifas pagas pelos usuários. Neste caso temos uma tríplice participação entre concedente, concessionário e usuário. Ex: Concessão de serviços de ônibus.

b) Precedida da execução de obra pública: A concessão de serviço público precedida da execução de obra pública ocorre também a partir de um contrato. No entanto, nesta, a Administração ajusta com a concessionária a execução de uma obra pública, sendo a própria concessionária responsável pela obra (no caso em questão: reforma, manutenção e operação de uma rodovia estadual), e após esta a sua exploração por um determinado tempo (previsão de que a amortização dos investimentos e a remuneração do particular decorram apenas da tarifa cobrada dos usuários do serviço). Nesta modalidade os objetos consistem na execução da obra e na sua exploração.


2. Concessão gratificada ou PPP (Parcerias Público-Privadas):

a) Patrocinada: Contrato de concessão de serviços públicos em que o parceiro privado planeja, executa e opera uma atividade de caráter público, precedida, ou não, de obra pública, em que parte da remuneração do serviço entregue a população, será paga pelo parceiro público, na forma de contraprestação adicional, em espécie. O usuário pagará o restante dos custos do investimento, por intermédio de uma tarifa decorrente do uso do equipamento público. Ressaltando-se que a Administração poderá complementar o custo da tarifa, em busca de um valor mais acessível à população. Ex.: Concessão de uma Linha de Metrô, estacionamento subterrâneo, etc.;

b) Administrativa: Contrato de Concessão em que a Administração Pública é a usuária direta ou indireta do serviço público concedido, ainda que envolva o projeto, a execução, a instalação e a operacionalização da obra, ou serviço. O parceiro privado será remunerado unicamente pelos recursos públicos orçamentários, após a entrega do contratado. Ex.: o parceiro privado constrói um presídio e a Administração é a usuária indireta, pois os presos são usuários diretos.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Edição do Exame: Edição XIV

Ano do Exame: 2014

Assuntos: Serviços Públicos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar